Vôlei | Da Assessoria | 11/09/2020 10h18

Seminário virtual da Academia do Voleibol aborda nutrição esportiva

Compartilhe:

Os profissionais do voleibol contaram com mais uma aula na noite desta quinta-feira (10), com a 37ª palestra virtual da Academia do Voleibol. O tema da noite foi a nutrição esportiva no desenvolvimento de jovens, apresentado pela nutricionista e ex-atleta de voleibol Patricia Axer. O encontro foi transmitido de maneira gratuita pelo Canal Vôlei Brasil para profissionais espalhados por todo país, que puderam realizar perguntas ao final.

Patrícia Axer foi atleta e treinadora por mais de dez anos nas categorias de base do Minas Tênis Clube (MG). Posteriormente, se especializou na nutrição e trabalhou na área esportiva no clube mineiro. Ela apontou a importância da nutrição dentro do contexto esportivo, inclusive na prevenção de lesão e desenvolvimento dos jovens.

“Temos que ter mecanismos para avaliar se nosso atleta está equilibrado no estado nutricional. Quando falamos em jovens, temos algumas exigências maiores. E alguns indícios que podem ser observados em métodos diretos e indiretos para verificar a alimentação. A avaliação clínica, por exemplo, a antropometria, questionários e entrevistas. São elementos que podem apresentar um panorama de possíveis deficiências”, declarou.

A profissional também explicou que, no esporte de alto rendimento, com foco em performance, o atleta tem uma depressão do seu sistema imunológico. Com treinos e jogos exigindo alto gasto energético, a nutrição se torna parte fundamental. Segundo Patrícia, os pilares da nutrição são promover a saúde, o crescimento e desenvolvimento e fornecer energia para garantir a recuperação após os treinamentos.

Outro ponto abordado foi o trabalho multidisciplinar da nutrição, apoiado por psicólogos, endocrinologistas e profissionais do esporte.

“O tratamento da obesidade ou perda de gordura, por exemplo, é feito com uma abordagem multidisciplinar. Trabalho em uma clínica com esses profissionais integrados, o nutricionista tem que ter contato com o endocrinologista, o psicólogo. O consumo alimentar é muito impactado pelas questões emocionais, vimos na pandemia o ganho de peso de muitas pessoas por conta da ansiedade. É preciso ter um olhar para essas abordagens”, declarou.

A palestra foi mediada por Carlos Rios, presidente da Comissão Nacional de Treinadores (Conat) e Márcia Albergaria, da Universidade Corporativa de Voleibol (UCV). Carlos destacou a importância do projeto da Academia, levando conhecimento para profissionais de maneira gratuita e em várias áreas relacionadas ao voleibol.

“Diversos profissionais de áreas correlacionadas se dispuseram a trazer conhecimento nos últimos meses, com estudos, pesquisas. Nós ficamos muito satisfeitos por ver a riqueza do nosso voleibol. Com estudiosos trazendo o que há de mais recente no mundo dessa modalidade que tanto amamos. Patrícia foi uma excelente treinadora, nós nos conhecemos há muitos anos e fico feliz em tê-la conosco aqui”, destacou.

Esse foi o 37º encontro da Academia do Voleibol, que realiza reuniões virtuais com temas variados sobre vôlei de praia, vôlei de quadra e Conat. O conteúdo fica disponibilizado no YouTube da CBV (youtube.com/voleibrasil1) e no Canal Vôlei Brasil (http://canalvoleibrasil.cbv.com.br).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS