Vôlei | Da redação | 19/10/2018 09h10

Evento de voleibol adaptado para idosos é sucesso em Dourados

Compartilhe:

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) Andrés Chamorro promoveu na quarta-feira (17) uma competição de voleibol adaptado para idosos no Centro Popular de Cultura Esporte e Lazer – Jorge Antônio Salomão. Estiveram em Dourados equipes de Itaporã, Campo Grande, Ponta Porã, Caarapó e Laguna Carapã, além da equipe anfitriã, num total de 16 times, se divididas as faixas etárias entre 50 e 70 anos.

A prefeita Délia Razuk esteve no local, tirou fotos com as equipes e conversou com os atletas participantes. “É muito importante que nossos idosos tenham estes momentos de interação com os de outras cidades ainda mais com a prática de esportes, que ajudam a melhorar a saúde, o bem estar físico e mental”, disse a prefeita.

Segundo o coordenador do CCI, Adolfo Ferrari, os jogos foram para difundir e divulgar o voleibol adaptado para idosos. “Convidamos os municípios e fizemos o amistoso para mostrar e divulgar um pouco mais esta interação entre as equipes, fortalecer vínculos e convidar as pessoas idosas a participar destas atividades”, disse.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, as comitivas foram recebidas com café da manhã e tiveram o Jorjão à disposição para os jogos.

O trabalho foi motivo de elogios dos participantes. Segundo Auro Silva, de Campo Grande, Dourados é o único município do Estado que esteve interessado em promover congratulação como a que ocorreu na quarta-feira. “Exceto pelas competições oficiais que acontecem aqui ou acolá, Dourados sai na frente no fomento a este esporte”, disse, elogiando a iniciativa do secretário Landmark Ferreira Rios através da coordenação do CCI.

Luciana Correa, integrante da Confederação Brasileira de voleibol adaptado para idosos e presidente da Federação de MS, destacou a união dos idosos participantes. “Este congraçamento é fundamental. Temos os jogos, o esporte, mas, sobretudo, o fomento à qualidade de vida dos participantes”, disse.

REGRAS PARA OS IDOSOS

No voleibol adaptado, entre várias regras diferentes, as principais são as de que cada equipe deverá dar no mínimo dois toques e no máximo três toques na bola. Após o segundo toque da mesma equipe, a bola poderá ser passada para o outro lado da quadra, sendo tocada, arremessada empurrada ou jogada com uma ou ambas as mãos, sem o atleta praticar o salto, proibido nesta adaptação, para evitar as enterradas.

Quando dois jogadores segurarem ou tocarem juntos a bola, será considerado um toque de cada um. Outro é o fato de que, para saque, ataque ou passe, será permitido o pipocar da bola nas mãos, desde que não haja fuga da mesma.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS