Verba Pública | Da redação/ Com Diario Corumbaense | 01/04/2011 09h16

Reativação do poliesportivo aguarda regularização de laudos

Compartilhe:

Corumbá (MS) - O ginásio poliesportivo Lucílio de Medeiros - o poli da Nob - deve passar por uma ampla revitalização para que possa voltar a ser utilizado pela comunidade. A expectativa da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) é que seja reaberto em março do ano que vem. Mas, para isso, é preciso superar a barreira burocrática da aquisição de laudos.

O complexo está fora de uso desde 2008 por conta da necessidade de apresentação de laudos comprovando que o espaço garante segurança para o público. A praça esportiva não está interditada pela Justiça. "Não houve interdição formal por parte de nenhum órgão judicial. O poli não está interditado. Em 2008, tivemos a cobrança por parte do Ministério Público Estadual para entrega dos laudos do Corpo de Bombeiros com o projeto de prevenção contra pânico e incêndio e nós não tínhamos", explicou o diretor-presidente da Funec.

O presidente da Fundação esclareceu que diante da falta da documentação, o MPE orientou que se evitasse sediar eventos que reunissem grande público no ginásio para não comprometer a segurança das pessoas. "Por esse motivo não há grandes eventos aqui. Mas, continuamos com as atividades administrativas da Funec; com treinamento de equipes de futsal e tênis de mesa, que são grupos pequenos. As pistas também são utilizadas", argumentou.

A elaboração do plano de prevenção a incêndio e pânico foi o que pode se chamar de "fio da meada", A partir dele, a Prefeitura descobriu uma série de problemas documentais desde a posse do prédio localizado na rua Porto Carrero. "Fomos dar entrada ao processo de regularização e descobrimos que o prédio não pertencia à Prefeitura. O que havia era uma situação que precisava ser legalizada, havia sido transferido para a Prefeitura, mas até aquele momento [a Prefeitura] não tinha averbado o prédio em seu nome. Não era da Prefeitura e não era mais do Estado", contou o presidente.

Funec elabora reforma total do complexo esportivo

Uma vez liberada toda a tramitação burocrática dos laudos e documentos necessários para que o poliesportivo possa receber público, a Prefeitura quer promover uma ampla reforma em toda a área do complexo, que reúne o ginásio multiesportivo; o campo de futebol da Esplanada; o campo society; as quadras de areia; quadras esportivas; pistas de caminhada e de skate.

De acordo com o presidente da Funec, a ideia, com essa futura obra é "que o ginásio esteja para Corumbá no mesmo patamar em que está o Arthur Marinho, que hoje é uma referência para o Estado. Com essa reforma o poliesportivo poderá abrigar qualquer competição esportiva, de qualquer modalidade, além de atrações culturais e shows de menor porte", disse.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS