Verba Pública | Da Redação/Com Assessoria | 15/07/2011 02h38

Ministério do Esporte enaltece execução do PELC da Funesp

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Aconteceu, no início da tarde desta terça-feira (13), na sede da Fundação Municipal de Esporte (FUNESP), em Campo Grande, encontro que reuniu a Diretora do Departamento de Políticas Sociais de Esporte e de Lazer do Ministério do Esporte, Cláudia Regina Bonalume, o diretor-presidente da FUNESP, Carlos Alberto de Assis, bem como a equipe responsável pela execução do PELC - Programa Esporte e Lazer da Cidade -, na capital. Em pauta, a aproximação e o intercâmbio da gestão campo-grandense com a comunidade terena para a implementação do PELC Indígena, no município de Miranda.

Lísio Lili, coordenador de núcleo do PELC Terena, participou do encontro e assistiu, atento, à apresentação elaborada pela equipe de coordenadores da FUNESP, em que foram compartilhadas informações sobre o desenvolvimento do programa nos núcleos e sub-núcleos de Campo Grande, cujo trabalho é considerado, pelo Ministério do Esporte, uma referência a ser seguida. "Nós temos muito orgulho da execução do PELC pela FUNESP na capital e reconhecemos o excelente trabalho prestado. O PELC Indígena está em fase de implantação em Miranda e terá suas particularidades, por isso mesmo, o intercâmbio entre as gestões é muito importante para o estabelecimento deste novo núcleo", declarou Bonalume.

Por sua vez, Carlos Alberto de Assis colocou sua equipe inteiramente à disposição dos vizinhos mirandenses. "A comunidade terena pode contar com o total suporte de nossos profissionais. O Ministério do Esporte realiza um importante processo de capacitação, mas é a troca de experiências cotidianas, entre coordenadores, monitores e a comunidade, que colabora para o aprimoramento cada vez maior do programa", destacou. "É uma determinação do prefeito Nelson Trad Filho que levemos o esporte e o lazer aos bairros da capital, e o PELC vem de encontro a esta premissa", completou Assis.

A equipe do PELC da FUNESP é composta por Sueli Cano, coordenadora técnica geral; Renata Rezende, coordenadora geral; Alessandra Gomes, coordenadora do núcleo Parque Jacques da Luz; Felipe Soligo Barbosa, coordenador do núcleo Parque Ayrton Senna; Maicon Luiz Mommad, coordenador do núcleo Parque Tarsila do Amaral, além dos dezoito monitores - acadêmicos de pedagogia e educação física - responsáveis pela condução das atividades nos núcleos.

Sobre o PELC

Elaborado pelo Ministério do Esporte do Governo Federal, o programa, lançado no início deste mês, tem, como objetivos básicos principais, a democratização do acesso às práticas esportivas e de lazer, e a universalização do direito social ao esporte e ao lazer, premissas comuns à administração municipal.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Fundação Municipal de Esporte (FUNESP), O PELC vem desenvolvendo suas atividades nos Núcleos e Sub-Núcleos de Esporte e Lazer do município, espaços de convivência social onde as manifestações esportivas são planejadas e desenvolvidas de forma a atuarem como instrumentos de felicidade, prazer, reflexão, crítica, criação coletiva, solidariedade, inclusão, cooperação, reconhecimento e valorização das diferenças. Nelas, o esporte de rendimento dá lugar ao esporte de participação, onde elementos lúdicos, culturais e de lazer são inseridos como estratégia central das atividades.

O PELC dispõe de três núcleos de atendimento na capital - Parques Ayrton Senna, Jacques da Luz e Tarsila do Amaral -, além de três sub-núcleos, onde são oferecidas inúmeras atividades educativas de esporte recreativo e lazer com crianças, jovens, adultos e idosos, como aulas de dança, jogos, ginástica, hidroginástica, teatro, música, caminhadas orientadas, oficinas de artesanato, capoeira e outras dimensões da cultura local. Os núcleos funcionam de terça a sexta, das 7h às 11h e das 14 às 18h.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS