Verba Pública | Da Redação/Com Fundesporte | 12/06/2012 10h29

Governador autoriza repasse de recursos para incremento de jogos escolares

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O governador André Puccinelli assinou na última semana um Termo de Cooperação Mútua para o repasse de recursos da Fundesporte para a Secretaria de Estado de Educação (SED). Os recursos são para a realização da 6ª Jornada Educacional da Rede Estadual de Ensino. Participam desta sexta edição dos jogos escolares 16 mil alunos, 55 municípios e 280 escolas da Rede Estadual.

Os jogos, que iniciam em junho e terminam em dezembro, são uma continuação dos Jogos Escolares da Rede Estadual de Ensino (Joere), que em 2011 envolveram 12 mil alunos.

“Esta é a sexta edição dos jogos, com um aumento na participação de estudantes, demonstrando a importância dos jogos escolares. É um incentivo para os alunos e um estímulo para os futuros atletas do Estado. É um investimento na educação e no esporte, proporcionando ao aluno uma mente saudável para o estudo”, afirmou o governador.

Os recursos para a jornada escolar totalizam R$ 394 mil. É uma parceria entre a Fundação de Esporte, Cultura e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e Secretaria de Estado de Educação (SED). Além dos jogos, a jornada abrange ações culturais, como o festival de música, que será lançado no dia 27 deste mês.

“Esta parceria com a Fundesporte proporciona a ampliação no número de alunos. A cada ano temos mais adesão das escolas estaduais. A prática do esporte e o incentivo à cultura mantêm os alunos envolvidos nas atividades escolares, evitando a evasão escolar. A ocupação dos alunos no contraturno é fundamental para o desenvolvimento dos alunos”, destacou a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa.

O esporte tira o aluno da ociosidade. “O xadrez auxilia no desenvolvimento da matemática. O Judô ajuda na disciplina do aluno. Cerca de 300 alunos da Rede Estadual do Assentamento Itamarati participam das aulas de judô. Cada vez mais os alunos têm se interessado pelos jogos escolares, uma ação de êxito na Rede Estadual”, afirmou Badeca.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Flavio Britto, grandes atletas têm se revelado nos jogos escolares. “São 16 mil alunos, 280 escolas e 55 municípios. Destes jogos saem os campeões que representam Mato Grosso do Sul nos jogos nacionais e futuros campeões olímpicos. A jornada escolar é de grande importância para o desenvolvimento do esporte no Estado”, afirmou Britto.

São modalidades dos jogos escolares: futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa, xadrez, judô, dama e atletismo. Participam alunos de 12 a 17 anos da Rede Estadual de Ensino.

Paracanoagem

Presente na solenidade, o para-atleta Rodrigo Figueiredo, vice-campeão panamericano e campeão brasileiro de canoagem, agradeceu o apoio do governo do Estado ao esporte.

“Para se dedicar ao esporte precisamos do incentivo das instituições e é fundamental o apoio que o governo do Estado tem nos dado. Com este apoio, é possível prosseguir na prática da paracanoagem. Com dedicação e força de vontade conseguimos vencer as dificuldades”.

O para-atleta realiza treinamentos no Parque das Nações Indígenas (PNI) e solicitou a doação de um caiaque junto à Fundesporte.

O atleta velocista Rogério de Oliveira, campeão estadual dos jogos escolares e 3º colocado na Olimpíada Nacional Escolar em 2010, é aluno da Escola Estadual Profª. Maria Rita de Cássia. “O incentivo ao esporte com os jogos escolares tem sido fundamental para alcançar meus objetivos como atleta”, disse o aluno.

Estiveram presentes durante a assinatura do repasse de recursos da Fundesporte para a SED os alunos campeões do Handebol (E.E. Rui Barbosa), do Basquete (E.E. Maestro Heitor Villa Lobos), ginástica olímpica, xadrez e dama das edições anteriores dos Joeres.

Os jogos escolares são organizados e monitorados pelo Comitê de Esporte e Cultura da SED. Estiveram presentes o deputado estadual Junior Mochi, gestores da educação e atletas das escolas estaduais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS