Verba Pública | Da redação | 21/03/2017 14h02

Fundesporte orienta gestores na captação de recursos

Compartilhe:

A falta de recursos financeiros suficientes para realizar ações de esporte e lazer foi a principal dificuldade apontada pelos gestores municipais no Encontro de Gestores Esportivos de Mato Grosso do Sul. Por isso, a Fundesporte reservou a tarde de sexta-feira para falar sobre captação de recursos. Houve palestra sobre solicitação de verbas federais e o II Ciclo de Capacitação do Marco Regulatório do Terceiro Setor para orientar sobre pedidos de recursos estaduais.

O coordenador estadual da Rede Sistema de Convênios (Siconv) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Luís Carlos Morente falou sobre formas de angariar recursos públicos da esfera federal e do legislativo. “Com recursos financeiros unicamente do Estado, fica difícil atender as demandas. Por isso buscamos recursos novos, sejam eles oriundos de emendas parlamentares, chamadas públicas federais ou propostas voluntárias. Uma forma é aderir ao Siconv. Esse mesmo sistema pode ser usado pelos municípios”, explicou.

A busca de recursos federais, em âmbito estadual, é feita pelo Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), da Secretaria de Estado de Governo, setor que Morente integra. Na palestra, ele abordou a mecânica de trabalho, as formas de captação, o Siconv, a necessidade de capacitação e os resultados. “Queremos repassar a metodologia de otimizar o Siconv como ferramenta de trabalho para captação de recursos. Para isso a capacitação é muito importante. Os municípios perdem muitos recursos por desconhecerem o processo. Por isso, este ano iremos criar multiplicadores realizando cursos pelo Estado”, disse.

Com a metodologia, Mato Grosso do Sul terminou 2016 como líder do ranking brasileiro de convênios com o Governo Federal. Foram celebrados 116 convênios. Em parceria com o EPE, a Fundesporte aprovou quatro projetos em chamamento público. Resultados que animaram os gestores municipais. “O momento econômico é difícil. Mesmo com a crise temos que continuar investindo, realizando ações. As parcerias são fundamentais porque apenas com recursos próprios fica inviável. É muito bom sabermos outras formas de angariar esses recursos”, disse o secretário municipal de esportes de Coxim, José Carlos.

CICLO DE CAPACITAÇÃO
Para orientar sobre a captação de recursos estaduais, a Fundesporte realizou o II Ciclo de Capacitação do Marco Regulatório do Terceiro Setor. A equipe da Gerência de Planejamento (Geplan) da Fundesporte informou os gestores sobre as mudanças na legislação e orientou sobre o correto preenchimento dos formulários e apresentação das propostas para evitar reprovação. “Fizemos uma análise e vimos que a dificuldade está na hora da apresentação. Os recursos existem, mas muitas vezes, não se sabe como captá-los. Acreditamos que dando continuidade à capacitação iremos aumentar o número e a qualidade dos projetos”, justificou o gerente da Geplan, professor Luiz Antônio Stopa.

“Um dos principais objetivos do encontro foi fomentar as parcerias entre Estado e municípios. Para isso precisamos das ferramentas corretas. É necessário conhecer as alternativas e os trâmites para se conseguir as verbas. Com a palestra do Morente e com o ciclo de capacitação tentamos ajudar os gestores a pleitearem e conseguirem esses recursos. Temos certeza de que muitas dúvidas foram sanadas”, justificou o diretor-presidente da Fundesporte, professor Marcelo Miranda.

O Encontro de Gestores foi realizado nos dias 16 e 17 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e reuniu mais de 60 gestores municipais, representantes de federações e de associações esportivas. Na ocasião, foi apresentado o calendário 2017 da Fundesporte e lançado o Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo de Mato Grosso do Sul. A abertura contou com a participação do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, além de deputados, prefeitos, vereadores e secretários.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS