Tênis de Mesa | (Com informações da APn) | 23/01/2005 19h33

Rafael Cunha aperfeiçoa técnicas na China e Japão

Compartilhe:

Tênis de Mesa

O atleta Rafael Cunha, 15 anos, revelação do tênis de mesa de Mato Grosso do Sul, treina desde o início de janeiro na cidade de Weifang, norte da China. Rafael é o único sul-mato-grossense entre seis brasileiros que estão aperfeiçoando a técnica no centro de treinamento de Weifang. Três paulistas e dois paranaenses completam a delegação. A temporada de aperfeiçoamento técnico prossegue até o dia 24 de fevereiro.

Cunha está treinando na Shandong Luneng - Table Tennis School, um centro de treinamento com 16 mil metros quadrados de estrutura, aquecimento interno, concentrando tênis de mesa e futebol. O espaço foi construído pelos chineses visando aos jogos olímpicos de Pequim.

A rotina de Rafael prevê treinamento três vezes ao dia, de segunda a sexta-feira, em uma das 126 mesas disponíveis. Dez técnicos da seleção chinesa orientam atletas de todo o mundo, divididos em 10 estágios técnicos.

O sul-mato-grossense está treinando no segundo estágio, ressaltando que o primeiro estágio apresenta nível técnico mais apurado e apenas os atletas juvenis brasileiros Morita (São Paulo) e César (Paraná) treinam neste nível. Contudo, Cunha disse que o treinamento é forte e as técnicas são muito boas.

O atleta já se ambientou à China. Apesar das baixas temperaturas do inverno, média de seis graus negativos, e de estranhar um pouco a comida (pois o tempero chinês é muito apimentado), Cunha só reclama da dificuldade na comunicação porque os técnicos chineses só falam um pouco de espanhol e inglês.

Mas isso não atrapalha o mesa-tenista, cujo objetivo na China é aprender novas técnicas e aperfeiçoar o estilo de jogo, além de estar em contato com os mais talentosos representantes do tênis de mesa no mundo.

O estágio técnico foi viabilizado pela equipe Bola Rápida/ABO a partir de parcerias com instituições privadas e públicas, como o governo do Estado, através da Sejel (Secretaria da Juventude e do Esporte e Lazer).

O estágio de Rafael Cunha prevê quarenta dias na China e outros dez no Japão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS