Tênis de Mesa | (Com informações da APn) | 28/04/2005 11h14

Modalidade é opção nas atividades do Segundo Tempo

Compartilhe:

As 40 mesas de tênis adquiridas pela Secretaria de Estado de Educação para o programa Segundo Tempo têm permitido que alunos de quarenta escolas estaduais de Campo Grande pratiquem a modalidade, desde o início de abril. Entregues há cerca de três semanas, as mesas atendem a um dos critérios da proposta, que é oferecer modalidades individuais aos jovens.

"As mesas de tênis atingem a clientela que não tem afinidade com esportes de corrida, porque nem toda criança gosta de correr", justifica a gestora do programa na SED, Romilda Matsui Arakaki. De acordo com ela, as mesas foram distribuídas nas escolas que possuíam o maior número de alunos participantes do programa. Os recursos para a compra foram da ordem de R$ 12.360.

A escola estadual Professora Ada Teixeira dos Santos, no bairro Campo Belo, é uma das unidades beneficiadas com a iniciativa da SED. Vinte alunos da escola praticam tênis de mesa duas vezes por semana. O estagiário de Educação Física Paulo Henrique de Souza Barbosa, que ensina o esporte aos alunos da Ada Teixeira, aponta que eles são bastante interessados, embora ainda confundam a modalidade com o pingue-pongue. "Eles estão começando a aprender as regras", observa o estagiário do Segundo Tempo. "O tênis de mesa é muito mais complexo que o pingue-pongue, mas com o tempo eles vão se aperfeiçoando".

Para aumentar o entusiasmo dos alunos, o acadêmico inscreveu sete deles na primeira etapa da Copa Campo Grande de Tênis de Mesa, que foi realizada sábado, no estádio de esportes Guanandizão. Nove estudantes da escola estadual Professora Joelina de Almeida Xavier, no Jardim Guanabara, também competiram. O evento reuniu cerca de 250 atletas, ente 8 e 15 anos. "Eles ainda não têm condições técnicas para competição, mas a participação serviu para estimulá-los e para eles conhecerem melhor o esporte", argumentou Paulo Henrique.

A professora-coordenadora do programa nas escolas Ada e Joelina, Valéria Regina Teixeira, diz que o incentivo teve o resultado esperado. "Levamos eles para a Copa para motivá-los, para que se interessem pela modalidade, e eles ficaram supercontentes e querem participar das próximas etapas", informa. Segundo ela, cerca de 30 crianças praticam o tênis de mesa na Joelina, onde também são oferecidos futsal e handebol a outros 130 alunos. "Eles se interessaram bastante pelo tênis de mesa porque é um esporte novo na realidade deles", destaca Valéria. "Se não fosse pelo Segundo Tempo, os alunos não teriam condições de praticar esses esportes, porque os materiais que temos hoje são todos do programa".

O Segundo Tempo se estende até agosto nas 56 escolas estaduais participantes. Através da iniciativa do Ministério do Esporte, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), cerca de 11,2 mil alunos, de 7 a 14 anos, da periferia de Campo Grande, têm acesso a esportes de quadra, dança, capoeira, entre outros, de acordo com o interesse e o espaço disponibilizado pela escola. Os estudantes recebem frutas como reforço alimentar.

A prática das atividades físicas é desenvolvida no horário oposto ao das aulas, para garantir a permanência dos alunos na escola e, assim, diminuir a evasão escolar, a reprovação, a violência, o trabalho infantil e a fome. O incentivo ao esporte também contribui para que os alunos melhorem o nível de aprendizagem e o convívio coletivo, além de ser um dos alicerces na construção da escola integral no estado. A responsável pelo programa na SED informa que o órgão está estudando a proposta de manter o programa até o final do ano letivo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS