Tênis de Mesa | Da Redação | 15/12/2020 11h04

Mesa-tenistas de MS sobem sete vezes ao pódio no Brasileiro

Compartilhe:

Mato Grosso do Sul conquistou sete medalhas na 15ª edição do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. Composta por 16 atletas, a delegação do Estado disputou a competição no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 6 e 13 de dezembro. Os confrontos ocorreram na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, seguindo normas de biossegurança em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A seleção de Mato Grosso do Sul, formada por mesa-tenistas da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande (AECNB) e Círculo Militar de Campo Grande (CMCG), conquistou uma medalha de ouro, duas de prata e quatro de bronze.

Segundo a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), os confrontos foram organizados em 13 categorias etárias, do pré-mirim à sênior, livre (absoluto), além de classes voltadas a atletas com deficiência. As partidas foram realizadas nos modos individual, por equipes de clubes e seleções estaduais. Jogos em duplas não ocorreram.

A atleta Valentina Nabhan Saravi, de nove anos, foi o principal destaque sul-mato-grossense. A jovem faturou o título inédito na categoria pré-mirim feminino. A atleta da Nipo bateu a maranhense Alice Jacinto no último jogo do grupo único, por 3 sets a 2 (11x7, 12x10, 11x8, 11x4 e 11x9) e ficou com o ouro.

A dupla formada por Homero Kenji Cunha e Geovane Ferreira Caminha ficou com a prata na disputa masculina por equipes de clubes, na categoria juventude. Este foi o primeiro Campeonato Brasileiro de ambos, que sonham em se tornar atletas profissionais de tênis de mesa no futuro. “É muita responsabilidade jogar um Brasileiro. Tem que ficar tranquilo, se soltar. Tenho o sonho de chegar a ser um jogador profissional, chegar à seleção brasileira”, confessou Homero Cunha, de 15 anos, expressando o mesmo desejo do companheiro Geovane, de 14.

Para o técnico Mário Márcio Soken, da AECNB, por se tratar de um ano fora dos padrões devido à pandemia viral, poder competir a nível nacional teve um “gostinho” especial. “Todos mediram esforços para estar lá. Nesse momento, precisamos enfrentar a doença de frente, com coragem, disciplina, respeito ao próximo e muita vontade de jogar. Participar e viajar foram atos de amor ao esporte”.

A mesma sensação é compartilhada por Ricardo Rieff, técnico representante do Círculo Militar, que também participou como atleta da competição nacional. “Hoje, minha função é ser técnico, mas entrar e competir, sentir o ‘friozinho na barriga’ é bom demais e especial voltar a competir pelo meu Estado”, revelou.

Confira abaixo todas as medalhas conquistadas por Mato Grosso do Sul na competição:

Ouro

- Valentina Nabhan Saravi (AECNB) – Categoria pré-mirim feminino

Prata

- Homero Kenji Cunha e Geovane Ferreira Caminha (AECNB) – Equipes de clubes, categoria juventude masculino

- Edgar Alex Ibrahim, Gabriel Elias Ota e Ricardo Rieff Marim Filho (CMCG) – Equipes de seleções estaduais, categoria absoluto C masculino

Bronze

- Nelson Miyashiro Tobaru (AECNB) – Classe 4 (paralímpico) individual masculino

- Homero Kenji Cunha e Geovane Ferreira Caminha (AECNB) – Equipes de seleções estaduais, categoria juventude masculino

- Bruno de Carvalho Sone Tamaciro, Eduardo dos Santos Soares e Mauro Sandres Melo (AECNB) – Equipes de clubes, categoria veterano 4 masculino

- Gabriela Leite Nabhan, Maria Fernanda Delmondes Tamaciro, Valentina Nabhan Saravi (AECNB) e Karina Dopper Teixeira da Costa (CMCG) – Equipes de seleções estaduais, categoria absoluto B feminino

*Com informações da Fundesporte

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS