Tênis de Mesa | Com COB | 10/10/2006 11h41

Dom Bosco domina tênis de mesa das Olimpíadas Escolares

Compartilhe:

Tênis de Mesa

Brasília (DF) - A estréia do tênis de mesa nas Olimpíadas Escolares JEBs por pouco não se transformou numa festa particular do Colégio Salesiano Dom Bosco (MS), com portas fechadas a penetras. A competição da modalidade terminou nesta segunda-feira, dia 9, no ginásio da CASSAB, em Brasília. Das sete medalhas de ouro em disputa, os alunos do Dom Bosco faturaram quatro, contra duas de São Paulo e uma do Amazonas. O maior vencedor individual foi o sul-matogrossense Frederico Nakasone, de 15 anos, com três ouros.

As primeiras conquistas vieram no domingo, com a vitória de Frederico e Rafael Cunha sobre os catarinenses na final do torneio masculino por
equipes. Embalada, Frederico e Rafael ganharam ainda a final masculina de duplas contra Romário Santos (E.M. Luiz Gonzaga) e Ciro Gonçalves (C.E.
Martinho Lutero), de Tocantins. No mesmo dia, Mariana Mori e Tais Tokikawa, que haviam perdido o título por equipes para as gêmeas Leine e Lais Taguchi Ágata, deram o troco às irmãs do Colégio Ábaco (SP) na decisão da competição feminina de duplas.

Nesta segunda-feira, os estudantes do Dom Bosco fizeram uma final caseira no torneio de duplas mistas - Mariana e Frederico derrotaram Tais e Rafael por 3 a 1. O professor Edson Ueti disse que o sucesso do Dom Bosco no tênis de mesa das Olimpíadas é reflexo da valorização da modalidade promovida na instituição particular de ensino. "Os alunos-atletas do tênis de mesa ganham uma bolsa parcial que os incentiva ainda mais a levar o esporte a sério. O desempenho de todos eles acabou superando as nossas expectativas".

Frederico Nakasone disse estar surpreso com seu próprio desempenho e atribuiu o sucesso à hamornia com o parceiro Rafael Cunha. "Eu e o Rafael já
havíamos nos enfrentado várias vezes em competições estaduais e por isso conhecemos bem o jogo um do outro. Então, nossa dupla ficou bem afinada para a disputa aqui em Brasília".

A mesma sorte, porém, não acompanhou a equipe do Mato Grosso do Sul nas competições individuais. Na final feminina, Leine Taguchi Ágata venceu
Ingrid Costa, da Escola Nilton Lins, do Amazonas. O bronze ficou com Tais Tokikawa, que venceu sua parceira Mariana Mori. Leine e Lais, que treinam
com o mesatenista Hugo Hoyama em São Bernardo do Campo, obtiveram três medalhas no total, sendo duas de ouro e uma de prata.

Entre os rapazes, o Amazonas novamente brilhou, desta vez com a medalha de ouro conquistada por Ramon Henrique (Colégio Francisca Botinelly) na final contra Rafael Cunha (MS). Thiago Grossklaus (EEB Cid Gonzaga), de Santa Catarina, levou o bronze.

Coordenador do tênis de mesa nas Olimpíadas, Omar Barbosa elogiou o padrão técnico apresentado pelos atletas no primeiro ano da modalidade no evento. "Realmente eu não imaginava que esses jovens jogadores estivessem tão bem. Eles não jogaram no nível escolar, mas no mesmo nível de uma competição de circuito nacional juvenil. Espero que isso se repita na edição das Olimpíadas com alunos de 12 a 14 anos".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS