Tênis | Da redação | 16/06/2005 14h48

Jaime Oncins, de ídolo a conselheiro de jovens tenistas

Compartilhe:

Não fosse pelos 35 anos, completados hoje, e pelo imponente 1,95m de altura, Jaime Oncins passaria despercebido em meio aos atletas de sua equipe na 3ª etapa do Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro, que está sendo realizada pela primeira vez na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Totalmente integrado aos tenistas que treina, o ex-jogador é um misto de técnico e irmão mais velho para cerca de 15 jovens jogadores que integram a Oncins Tennis, em São Paulo - cinco deles brigam pelo título da competição capixaba nos clubes Álvares Cabral e Praia Tênis Clube.
 
Há quatro anos longe das quadras, Oncins, ex-integrante da equipe do Brasil na Copa Davis e um dos maiores tenistas da história do País, serve de exemplo para nomes como Bruno Orlandini, Nicolas Santos e Ricardo Siggia, entre outros. Desde que parou de jogar, Oncins se dedica integralmente ao treinamento de novos atletas, e, garante, se diverte tanto quanto trabalha.
 
"Sempre soube que ia continuar trabalhando com tênis quando parasse de jogar. É um barato trocar experiências com a molecada, procuro ser técnico mas também um amigo, para que eles se sintam totalmente à vontade para falar comigo. Mas é claro que tem horas em que tenho que pisar firme para manter a ordem", brinca o técnico. "Aposto muito em todos eles, sei que todos têm um grande futuro como tenistas profissionais".
 
A interação entre os atletas e o técnico é tão grande que, nos momentos de folga do torneio, toda a equipe pode ser encontrada jogando bocha no clube Álvares Cabral.
 
Nesta quinta-feira, o início da rodada foi marcado pela vitória de um anfitrião. O capixaba Luís Gastão fez as honras da casa e derrotou o paulista Lucas Bin por 2 sets a 1, parciais de 6-3, 1-6 e 6-3, pela chave dos 14 anos masculino. Em compensação, o carioca Bernardo Lipschitz tirou um representante do Espírito Santo do torneio ao vencer Rafael Gomes por 2 sets a 0, com duplo 6-0.
 
Na categoria 16 anos masculino, outros dois capixabas deram adeus ao torneio. Rafael Paroli (SP) superou Arthur Said (ES) por 2 sets a 0, com 6/1 e 6/2. Bruno Sapienza (SP) derrotou Frederico Guerra (ES) exatamente pelo mesmo placar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS