Rugby | Revista Rara Gente/Bruna Taiski | 11/07/2019 18h00

Clube de rugby luta em busca de visibilidade ao esporte em MS

Compartilhe:

No final de agosto de 2012 foi criado o Guaicurus Rugby Clube, assim nomeado em homenagem à tribo indígena Guaicurus. Um mês depois surge a categoria feminina de Rugby, composto por acadêmicas que passaram a treinar com o masculino adulto. As veteranas passaram então a convidar amigos, parentes, colegas de trabalho e praticantes de outras modalidades para conhecer o esporte e seus princípios: Disciplina, Respeito, Integridade, Paixão e Solidariedade.

Hoje, o clube conta com 20 atletas infantis, 25 juvenis sendo 8 moradores da capital Campo Grande, 25 adultos, 15 masculinos e 10 na categoria feminina.

A capitã do Guaicurus, Michele dos Santos Bezerra, 34 anos, conta que a equipe possui poucos apoiadores e que mesmo assim ela e os apaixonados pelo esporte lutam pela visibilidade do Rugby. “Por ser um esporte novo no estado e de equipe amadora - visto que ainda sofremos com essa cultura onde só o futebol é valorizado em nosso pais - lutamos para manter a equipe, fazemos o possível para levar o nome da cidade em competições dentro e fora do estado”.

As verbas para as viagens são de rifas, venda de feijoadas, doces, pedágios, “E se faltar tiramos do bolso”, pontua. Esforço esse, que se converteu em dezessete títulos estaduais e regionais.

Os cinco princípios, sempre citados em treinos são lições para o dia a dia das meninas, para elas, o time é como uma grande família. “Nossos princípios são utilizados dentro de campo e, principalmente fora dele, no dia a dia, nos estudos, no trabalho, em família. Nós também ensinamos a respeitar a diversidade, temos a jogadora veloz, a lenta, a magra, a gordinha, a que tem habilidade, a sem habilidade, a alta, a baixa, todas jogam juntas e, cada uma tem sua importância para o time, para o clube”.

“Um dia, ladrões levaram quase tudo da minha casa, eu e meu esposo, também atleta de rugby, ficamos desesperados e em pânico. Mas os irmãos que o rugby nos deu, tiveram solidariedade em organizar uma rifa para nos ajudar… Somos um pelo outro”, diz a atleta Maiara Fernanda.

“A treinadora deixa o convite para homens e mulheres que queiram treinar ou conhecer um pouquinho do esporte. “Entre em contato conosco pela página do clube ‘Guaicurus Rugby Clube’, ou compareçam aos treinos, às terças e quintas na caixa de areia na Lagoa Maior às 20h e aos sábados às 15h ao lado da pista de skate”.

*As informações são da repórter Bruna Taiski, da revista Rara Gente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS