Premiações | Terra Esportes | 19/12/2005 16h20

Ronaldinho é eleito pela 2ª vez consecutiva o melhor do mundo

Compartilhe:

O meia-atacante Ronaldinho, do Barcelona (Espanha) e da Seleção Brasileira, faturou pela segunda vez consecutiva o prêmio de melhor jogador de Mundo da Fifa, nesta segunda-feira, em festa realizada em Zurique (Suíça). Eleito também em 2004, ele igualou o feito do compatriota Ronaldo, atualmente no Real Madrid, único até então a conseguir o posto duas vezes seguidas, em 1996 e 1997.

"Estou muito feliz por estar aqui com esses dois grandes jogadores (Lampard e Eto´o) e por representar o Barcelona. Qualquer um de nós poderia ganhar o prêmio, a realização de um sonho para nós", disse Ronaldinho na entrevista antes da cerimônia.

O jogador falou, ainda, sobre seu retorno à premiação.

"É fantástico estar de volta depois de vencer o prêmio ano passado. Espero voltar mais vezes", brincou Ronaldinho, ídolo máximo do Barcelona.

Ronaldinho, favorito disparado, superou neste ano os finalistas camaronês Eto´o, também do Barcelona, e inglês Lampard, do Chelsea (Inglaterra). No ano passado, o meia-atacante levou a melhor sobre o francês Henry, do Arsenal (Inglaterra) e o ucraniano Shevchenko, do Milan (Itália), na decisão. Já Ronaldo, que defendia o Barcelona em 1996, venceu o liberiano Weah e o inglês Shearer. No ano seguinte, já defendendo a Inter de Milão (Itália), foi mais votado do que o compatriota Roberto Carlos e o holandês Bergkamp.

Ronaldo, eleito também em 2002, divide com o francês Zidane, do Real Madrid (Espanha), a marca de três títulos de melhor do mundo. Desde que o prêmio foi criado em 1991, Zidane faturou em 1998, 2000 e 2003. Agora, melhora de rendimento a cada dia, Ronaldinho pode passar a ser o primeiro jogador do mundo a conquistar três vezes consecutivas o título em 2006, ano da Copa do Mundo da Alemanha.

Neste ano, as principais conquistas de Ronaldinho foram o Campeonato Espanhol, pelo Barcelona, e a Copa das Confederações, pela Seleção Brasileira. Vestindo a camisa verde e amarela, ele participou ainda da campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa da Alemanha, competição na qual os comandados do técnico Carlos Alberto Parreira ficaram em primeiro lugar.

Além de Ronaldinho e Ronaldo, outros dois brasileiros já subiram ao topo da premiação. Romário foi o vencedor em 1994, enquanto Rivaldo faturou em 1999. Além dos seis títulos, o Brasil é o País com mais jogadores envolvidos na premiação. No total, antes deste ano, em 28 oportunidades jogadores brasileiros já haviam sido citados entre os dez primeiros colocados.

Neste ano, além de Ronaldinho, outros seis brasileiros foram indicados na lista de 30 da Fifa: Adriano (Inter de Milão), Cafu (Milan), Kaká (Milan), Roberto Carlos (Real Madrid), Robinho (Real Madrid), e Ronaldo (Real Madrid). Assim como nas edições anteriores, o direito a voto foi dado aos técnicos e capitães das seleções de todo o mundo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS