Política | Da redação | 21/10/2009 14h19

Câmara Municipal cobra mais investimentos no esporte da Capital

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Analisando o atual momento como chave para o crescimento do esporte no Brasil, com as vindas da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o vereador Mario Cesar destacou em plenário nesta terça-feira (20) a necessidade de políticos e da população campo-grandense não pensarem no desporto apenas como diversão. "É hora de o esporte deixar de ser apenas lazer na cabeça dos moradores da Capital, para também ser educação, saúde e até mesmo segurança", frisou o parlamentar.

A reflexão, segundo Mario, deve ocorrer também na forma como estão sendo investidas as verbas públicas em Campo Grande. "Tem projetos que recebem e outros não. Quais são os critérios para escolha? Nos últimos anos está ocorrendo um aumento gradual na verba da  Fundação Municipal de Esporte (Funesp), e em 2010 não vai ser diferente. Com isso temos que aumentar ainda mais a fiscalização", pediu o vereador, lembrando ainda que a previsão para o orçamento da Funesp no ano que vem é de 14 milhões e 589 mil reais, um aumento de 59% se comparado com o valor de 2009, que foi de 9 milhões e 156 mil reais.

Em aparte, o coro foi endossado pelo restante da "bancada esportiva" da Câmara Municipal. "Temos de aumentar o investimento em desporto social e de rendimento. Mais crianças em projetos esportivos é mais gente com saúde e fora de presídios", afirmou o vereador Herculano Borges, ex-coordenador de esportes do Colégio ABC. "Você vê nos países desenvolvidos que o esporte é tratado como prioridade, assim como saúde, habitação e educação. A base começa no município para que a gente possa colher os frutos depois", comparou o parlamentar João Rocha, judoca e vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Mario Cesar terminou seu discurso lembrando que os investimentos no esporte não devem parar em 2016, ano das Olimpíadas, mas que sejam sim duradouros. "Peço para que o tema seja debatido na Audiência Pública Educação Física, Lazer, Esporte e Saúde, proposta pelos vereadores Paulo Siufi e João Rocha", finalizou. A reunião, que pretende reunir professores, acadêmicos, atletas, técnicos, conselhos e entidades, vai criar uma comissão múltipla que ficará encarregado de elaborar um plano municipal para orientar projetos e ações de responsabilidade do Poder Público. O evento será nesta quinta-feira (22), no Plenário Oliva Enciso, às 19h.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS