Política | Com Agência Câmara | 14/01/2009 13h19

Câmara: Artes marciais podem ser incluídas na grade curricular

Compartilhe:

Educação

Brasília - A Câmara analisa proposta que inclui a disciplina Artes Marciais e Defesa Pessoal na grade complementar do currículo dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas. O Projeto de Lei 4254/08 define que a mudança deve respeitar o conteúdo programático, os níveis de cada ensino e série e a respectiva carga horária. A proposta está baseada em estudos que comprovaram a validade da prática de artes marciais, como a capoeira e o tai chi chuan, na formação física e na modelação de determinadas características pessoais. 

Autor do projeto, o deputado Ilderlei Cordeiro (PPS-AC) argumenta que as artes marciais cumprem papel fundamental ao preparar física e psicologicamente os cidadãos para o dia-a-dia e o enfrentamento de situações de risco e stress elevado. Ele acredita ainda que o estudo de Artes Marciais e Defesa Pessoal pode ainda revelar novos talentos para o esporte brasileiro. \\\\\\\"Pode-se esperar o aparecimento de atletas de alto rendimento, em nível olímpico, resgatando de grupos sociais de baixa renda um grande número de jovens que não podem arcar com os custos de uma boa formação atlética\\\\\\\".

A proposta foi distribuída para as comissões de Educação e Cultura; e Constituição e Justiça e de Cidadania. O PL está sujeito à apreciação conclusiva pelas comissões.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS