Pesca | Da redação/Com Midiamax | 21/01/2011 16h03

Pesca esportiva vai estar liberada a partir de primeiro de fevereiro

Compartilhe:

Isca

Campo Grande (MS) - A pesca esportiva será liberada a partir do dia 1º de fevereiro na calha do Rio Paraguai, na modalidade pesque e solte.

Em Corumbá, as empresas de turismo que atuam no setor de pesca já anunciam pacotes para este início de temporada visando a grupos adeptos à prática de outros estados do Brasil. A informação é da presidente da Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (ACERT), Joice Carla Santana Marques, que nesta semana discutiu este e outros assuntos com a presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloisa Helena da Costa Urt, e o superintendente de Turismo do Município, Rodolfo Assef Vieira.

Conforme Joice, a modalidade pesque e solte está ganhando força na região e a expectativa é por um número de pescadores esportivos bem maior do que nos anos anteriores. No encontro com os gestores municipais, ela demonstrou otimismo com a possibilidade de a prática se tornar mais abrangente e não vigorar apenas em fevereiro.

O pesque e solte vigora na região pantaneira desde 2004, sob regras específicas, entre as quais a necessidade de licença de pesca e a limitação da prática em linha de mão, caniço, molinete, carretilha, anzol e iscas vivas ou artificiais. Para Heloisa e Rodolfo, a atividade deve ser fomentada para ocorrer de forma consciente e sustentável. Os dois representarão Corumbá no Seminário de Turismo de Pesca Sustentável e Oportunidades, que a ACERT realiza no dia 21 deste mês em Miranda, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e participação da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

O evento terá presença também de representantes de Aquidauana, Miranda, Porto Murtinho, Coxim e Ladário, que integra o grupo de Corumbá. "São cidades fortes no turismo de pesca e queremos mostrar isso à Fundação de Turismo do Estado, para que seja nossa parceira e abrace nossa causa, ajudando a mostrar que Mato Grosso do Sul é o principal destino brasileiro da pesca", comentou Joice. "Nosso potencial é imenso e há outros produtos que precisam ser integrados aos pacotes de pesca. Para isso, precisamos investir, e a Fundação estadual é parceira estratégica para difundir a prática no Brasil e no exterior", acrescentou Heloísa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS