Personalidade | Jones Mário | 13/01/2014 13h14

Personalidade: Yara Volpe

Compartilhe:
“O preconceito em si é só mais um fator que motiva a vontade interna de superação” “O preconceito em si é só mais um fator que motiva a vontade interna de superação” (Foto: Reprodução/Facebook)

Yara Volpe

Como em quase todo esporte, Yara Volpe começou a andar de Kart por pura diversão ainda aos 12 anos. Seu irmão, Régis Volpe, foi bicampeão estadual na categoria Cadete em 2010 e 2011, e em 2012, como presente do pai, Yara ganhou um Kart para começar a competir também. Resultado: já em 2013, com apenas 18 anos, foi vice-campeã estadual da categoria SF4 Graduados.

Para Yara, a segunda colocação do Estadual do ano passado serviu para instigar sua sede no esporte. “Conquistando a maioria das vitórias no campeonato estadual de 2013, adquiri mais motivação para futuras competições”, conta. O resultado na competição deu à Yara a chance de disputar a Copa das Federações de Kart, em Santa Catarina. “Ter tido a oportunidade de participar da Copa das Federações, no kartódromo do Beto Carrero, com um nível de pilotos muito experientes, tive um aprendizado muito grande dentro das pistas”, afirma.

O automobilismo é um dos esportes que menos possuem participação feminina nas competições, o que faz com que Yara tenha mais determinação e empenho no Kart. “O preconceito em si é só mais um fator que motiva a vontade interna de superação”, garante.

A discriminação dentro do automobilismo chega ao ponto, segundo ela, do homem não aceitar o fato de perder para uma mulher. “Se tenho uma conquista ou vitória a desculpa deles é dizer que o meu kart é diferente dos outros, pois desenvolve mais, e consequentemente tenho vitórias”, lamenta.

Para 2014, Yara espera maior incentivo financeiro para dar continuidade às vitórias. “O kart é um esporte caro, que requer empenho e recursos para conseguir manter bons resultados”, ressalta. De pés no chão, ela ambiciona disputar corridas em novos circuitos e crescer no automobilismo. “Quero correr em pistas diferentes e de outros estados e consequentemente ganhar mais aprendizado no esporte”, conclui.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS