Personalidade | Da redação | 23/02/2007 13h39

Personalidade: Rafael de Almeida

Compartilhe:
Adaílton (ala) e Rafael (pivô) irão defender o Clube Comary, de Teresópolis (RJ). Adaílton (ala) e Rafael (pivô) irão defender o Clube Comary, de Teresópolis (RJ). (Foto: Esporte Ágil / Martins)

Rafael de Almeida

Dois atletas da Funlec - Maria Lago Barcellos - conseguiram uma transferência para jogar basquete e estudar na cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Adailton Baldomir Batista Neto e Rafael de Almeida, ambos de 16 anos, irão atuar no Clube Comary, onde terão alojamento e prosseguirão seus estudos na cidade.
 
Os atletas começaram a praticar basquete na Funlec, com o professor Dirceu Fernando Ferreira Garcia, quando estavam na sétima série do ensino fundamental. Rafael lembra que já quis desistir dos treinamentos, mas o professor convenceu-o a correr atrás de seu sonho. "Tive um momento em que quis parar, mas ele me incentivou. Eu não acreditava, mas ele me mostrou que com seriedade e dedicação eu poderia chegar onde queria".

Em Mato Grosso do Sul, as maiores conquistas dos atletas foram com sua equipe, a Funlec, que ficou com a segunda colocação nos Jogos Abertos de Campo Grande em 2006, quando o time formado por atletas infanto-juvenis superou quase todas as equipes adultas do torneio. Além disso, a Funlec representou a cidade paulista de Rancharia nos Jogos Abertos de São Paulo, na cidade de Ourinhos, onde alcançaram a sexta posição, jogando contra atletas de categorias acima da deles.

Rafael, que joga na posição de pivô e tem 1,95m de altura, sabe que os desafios no Rio de Janeiro não serão fáceis. "Faremos mais de 100 jogos no ano, em duas categorias; esperamos ser vistos e chamados para representar a seleção do Rio de Janeiro, para disputas o Campeonato Brasileiro, pois assim seremos vistos por todos os olheiros do país", projeta ele.

O Clube Comary é um clube fluminense que incentiva um grande número de modalidades. É nele que está também localizada a Granja Comary, famosa por alojar os treinamentos da Seleção Brasileira de Futebol. No basquete, o clube participa de todos os Estaduais das categorias de base, sendo que os atletas campo-grandenses jogarão em duas categorias: infanto-juvenil e juvenil.

Apesar de toda essa carga de treinamentos e jogos, assim como Adailton, o atleta Rafael conta que vai continuar seus estudos e planeja cursar faculdade Administração, assegurando assim maiores possibilidades para sua vida profissional.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS