Personalidade | Da redação | 28/04/2008 11h23

Personalidade: Nelson Prudêncio

Compartilhe:
Ex-atleta campo-grandense recordou última vez em que Prudêncio esteve na Capital, ainda como atleta, saltando no Parque Belmar Fidalgo. Ex-atleta campo-grandense recordou última vez em que Prudêncio esteve na Capital, ainda como atleta, saltando no Parque Belmar Fidalgo. (Foto: Esporte Ágil)

Nelson Prudêncio

Ex-recordista mundial e duas vezes pódio olímpico (México-68 e Munique-72), o atleta paulista Nelson Prudêncio é atualmente professor doutorando em educação física e vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Aos 64 anos, ele visitou Campo Grande no período de 25 a 27 de abril, como padrinho da primeira etapa do Circuito Caixa de Corridas de Rua e também para realizar palestras sobre seu conhecimento prático e científico de atletismo adquirido durante sua vida.

Em entrevista ao Esporte Ágil, ele revelou que sua proposição de tese de doutorado defende a criação de uma "escola de saltadores" no Brasil, para sistematizar o conhecimento adquirido por técnicos e atletas, possibilitando o surgimento de mais atletas de ponta no País. Triplistas na elite mundial não faltaram à bandeira brasileira. "De 10 em 10 anos surge um novo talento: quando um pára, outro desponta", lembrou Nelson, medalhista olímpico assim como Adhemar Ferreira da Silva e João do Paulo.

Além do curso de doutorado, ele ainda fez bacharelado para treinamento esportivo e ministra um curso de licenciamento para atletismo. Prudêncio está em São Carlos desde 1974, dois anos antes de encerrar a carreira nas pistas, após as Olimpíadas de Montreal/1976. "Desde então, venho estudando muito sobre o atletismo e aprofundando os meus conhecimentos científicos. Quero deixar estudos que não tive, quando era atleta", disse.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS