Personalidade | Da redação | 07/12/2009 12h55

Personalidade: Matheus Lima

Compartilhe:
Atleta conquistou três medalhas durante as Olimpíadas Escolares, em Maringá. Atleta conquistou três medalhas durante as Olimpíadas Escolares, em Maringá. (Foto: Foto: Fundesporte)

Matheus Lima

Aos 16 anos, o nadador Matheus Lima foi o principal nome de Mato Grosso do Sul nas Olimpíadas Escolares, realizadas na cidade de Maringá. Ele conquistou duas medalhas de prata nos 50 e 100 metros costas outra no revezamento 4x50 medley com os nadadores Matheus Kuffner, Joares Neto e Bernardo Nunes.

As conquistas no Paraná foram resultados de uma temporada bastante proveitosa para o atleta. Este ano, ele ganhou ouro no Campeonato Centro-Oeste, em Cuiabá, nas provas dos 100 e 200 metros costas,  ouro nos 100 e prata nos 200 no Centro-Oeste, realizado em Brasília no mês de outubro.

Fã do nadador Aaron Peirsol, recordista mundial dos 100 metros, Matheus começou a competir aos 6 anos de idade, no Rádio Clube. "Entrei na natação porque sempre gostei de nadar, mas nunca tinha pensado em competir", lembra. "O técnico da época me levou para a equipe para competir os campeonatos estaduais e o Torneio Centro-Oeste", completa. Além das conquistas já citadas, o atleta foi ainda finalista no Campeonato Brasileiro em Mococa e Curitiba (2009), em Vitória (2008) e Brasília (2007).

Mesmo com os bons resultados, assim como outros atletas da modalidade, a principal dificuldade é a falta de incentivo. "Falta apoio e compromisso. Esse ano foi o primeiro, em seis anos de natação, que eu recebi alguma coisa do estado", lamenta. "E também, o FAE, que é o único investimento que os atletas têm acesso, é distribuido sem nenhum padrão. Tem atleta que nunca participou de campeonato nacional que recebe mais que atletas medalhistas brasileiros", dispara.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS