Personalidade | Osvaldo Sato/Da redação | 10/04/2008 13h07

Personalidade: Marcel Goulart Cubel Goncalves

Compartilhe:
Marcel venceu recentemente o atleta Nathan Diaz, campeão do Ultimate Fighter 5. Marcel venceu recentemente o atleta Nathan Diaz, campeão do Ultimate Fighter 5. (Foto: Divulgação)

Marcel Goulart

O atleta campo-grandense Marcel Goulart Cubel Goncalves, de 21 anos, é mais um destaque de Mato Grosso do Sul nos tatames norte-americanos. Morando na cidade de Miami, ele que é da equipe Fight Sports está treinando na academia de South Beach, com o faixa-preta Robertinho Abreu, que já conquistou títulos mundiais, pan-americanos, sul-americanos e brasileiros de jiu-jitsu. Marcel conta que começou na modalidade assim que Robertinho abriu sua academia na Capital

"Robertinho abriu sua academia ao lado da minha casa, comecei a treinar e há seis anos, não fico uma semana sequer sem treinar", disse. Antes, ele já havia treinado judô com o sensei Altamir Rocha, no Colégio Raul Sans de Matos, e também outras modalidades, sempre alcançando destaque.

Marcel foi para os EUA para lutar o Mundial e acabou ficando na terra do Tio Sam, onde se graduou para a faixa roxa e conquistou títulos importantes, como os títulos de uma etapa do Naga (North American Grappling Association) na categoria médio e segundo no absoluto, o título da Copa Flash Power, terceiro lugar no absoluto do Pan-americano, segundo lugar no Mundial Sem Kimono; e terceiro lugar no US Open no peso e segundo lugar no absoluto, com destaque para uma vitória sobre Nathan Diaz, campeão do Ultimate Fighter 5 (reality show norte-americano com lutadores de MMA).

No Brasil, seu currículo inclui o hexa-campeonato estadual, com títulos nas categorias super-pesado e absoluto, mesmo sendo da categoria leve. Marcel foi ainda campeão da Copa do Brasil, no peso e absoluto, campeão sul-americano peso e absoluto, e segundo lugar no Brasileiro de Jiu-jitsu.

"Comecei a treinar jiu-jitsu com o Robertinho, há seis anos, e não tenho como descrever sua dedicação pelo jiu-jitsu. Entre meus ídolos estão também meu pai, o tio betão (pai do Robertinho) e minha madrinha, que são pessoas iluminadas e muito especiais, que me dão sempre muita força", afirmou.

O lutador que se denomina um "pantaneiro nato" afirma ainda que está treinando para sua primeira luta no MMA, e que seu treinador Robertinho já está "correndo atrás" para conseguir uma boa luta para seu aluno.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS