Personalidade | Da Redação | 15/12/2005 18h45

Personalidade: Gabriel Marques

Compartilhe:

Gabriel Marques

Depois de ser destaque no cenário do xadrez sul-mato-grossense e acumular oito títulos de campão estadual, Gabriel Marques foi premiado pelo Prêmio Esporte MS 2005 como o melhor atleta de sua modalidade neste ano.

Gabriel começou a jogar xadrez muito cedo na escola e a partir de 2001, passou a competir profissionalmente. Segundo o atleta, seu interesse pela modalidade surgiu a partir do momento em que começou a aprender xadrez na sala de aula em Cuiabá, onde morou até 2000, ano em que veio para Campo Grande. 

Com 13 anos, o enxadrista já conquistou três títulos nacionais: campeão brasileiro escolar de 2004, campeão brasileiro de xadrez rápido em 2003 e campeão de xadrez amador, também em 2003.

Em relação ao nível e desempenho dos enxadristas do Estado, Gabriel diz que o nível dos atletas pequenos tem se elevado e lembra que em Três Lagoas o xadrez é ensinado nas escolas, o que incentiva a prática da modalidade e influencia na melhora do desempenho dos praticantes que estão começando. Ele fala também que a modalidade tem se expandido para o interior do Estado, ganhando mais força e atletas.

O atleta é um dos contemplados pelo projeto Talento Esportivo, do governo do Estado, recebendo apoio do FIE.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS