Personalidade | | 24/05/2005 14h45

Personalidade: Edinanci Fernandes da Silva

Compartilhe:

Edinanci Fernandes da Silva, 28 anos,

Edinanci Fernandes da Silva é conhecida nacionalmente pelo seu bom desempenho na modalidade de judô. Com vinte 28 de idade e há 13 praticando judô, ela já conquistou títulos importantes como 7º lugar nas Olimpíadas de Atlanta/96; 3º lugar no aberto de Fukuoka/97 Japão; 3º lugar no Mundial de Judô/97 França; vice-campeã na etapa da Holanda; 3º lugar na etapa da Inglaterra do Circuito Europeu/95; hexa-campeã sul-americana/94 a 99; campeã dos jogos sul-americanos/99 Canadá; e 3º lugar nos Jogos Pan-americanos/99 Canadá.

Ela esteve em Campo Grande no último fim de semana disputando o JABs (Jogos Abertos Brasileiros) e levou a melhor, conquistando duas medalhas de ouro no individual (meio pesado e absoluto) e ajudou sua equipe a levar o ouro para São Paulo com o total de 74 pontos na classificação geral, contra 58 de Santa Catarina, a segunda colocada.

A atleta paraibana mora em São Paulo e treina pela equipe do São Caetano. Já é a segunda vez que ela visita o Estado. Na primeira, foi até Dourados, na disputa dos Jogos Abertos de 1998.

Edinanci fala que os investimentos no judô, em nível nacional, ainda são precários. "Os patrocinadores só investem nos atletas em período de Pan-americanos ou Olimpíadas. Até então, os atletas ficam sem incentivo. Falta investimento em longo prazo para que os atletas tenham incentivo e se dediquem constantemente", desabafa a atleta. Segundo ela, esse é o motivo pelo qual os judocas brasileiros não conseguem maiores desempenhos em âmbito nacional. "O Brasil precisa investir em atletas que se destacam nas competições, naqueles que tem futuro, em treinamento, estrutura e em bolsas que ofereçam condições para os atletas se desenvolverem", salientou.

Edinanci aproveita o tempo livre, quando não está treinando para tocar violão e compor músicas para sua banda, lá em São Paulo. Mas é só por hobby, ela explica que o seu forte mesmo é o judô.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS