Personalidade | Da redação | 07/02/2009 19h44

Personalidade: Edilton Garcia

Compartilhe:
Edilton atualmente ensina o Daido-karatê para aproximadamente 70 alunos em Inocência. Edilton atualmente ensina o Daido-karatê para aproximadamente 70 alunos em Inocência. (Foto: Acervo Pessoal)

Edilton Garcia

O sansei Edilton Garcia foi o primeiro professor de karatê da cidade de Inocência, sua cidade natal, e um dos pioneiros do karatê de contato no interior paulista.

Faixa preta do 3º Dan, ele dá aulas para cerca de 70 alunos, entre crianças e adultos, e já formou diversos atletas que já venceram importantes torneios brasileiros.

"Tem o Bruno Leal que foi Campeão Brasileiro Infanto-Juvenil, Eder Soares, que hoje é do MMA, já venceu diversos torneios nacionais também e vários outros que formei no interior de São Paulo", destaca ele.

O ex-lutador iniciou-se no karatê Kenshi-kai aos 17 anos, em 1983. No ano seguinte, foi considerado o atleta revelação do Torneio Budô de Artes Marciais, em Campo Grande.

Em 1986, no Ginásio da Mace, já como faixa preta, conquistou o título brasileiro de Kenshi-kai, peso leve. Também foi campeão Paulista em 90 e 91. 

Enquanto cursava fisioterapia em Presidente Prudente, em 1987, Edilton dava aulas de karatê no ginásio da universidade e introduziu o chamado "kakuto karatê" (karatê de contato) na cidade.

Em 1992, o sansei mudou-se para o Japão, onde conheceu o estilo Daido-juku, um estilo de karatê mais eclético e com características do MMA (vale tudo). Lá, conquistou o terceiro lugar em um torneio aberto na região norte do país, onde participaram os maiores nomes da modalidade.

"Os caras lá são bons, batem muito. Fui lá mesmo para aprender o Daido-juku e aperfeiçoar minhas técnicas", comenta.

Retornou ao Brasil em 1994 para divulgar o novo estilo. Abriu várias academias no interior de São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Pensando em difundir o karatê de contato pelo Brasil, foi um dos fundadores da Confederação Brasileira de Kakuto Karatê.

Ano passado, Edilton desligou-se do Daido-juku e fundou o Daido-karatê, uma adaptação criada por ele ao seu antigo estilo.

"Eu tirei algumas coisas e coloquei outras, adaptei e hoje ensino aos alunos aqui da academia", completa.

Os alunos que se interessarem em conhecer o estilo, podem entrar em contato com o sansei pelo telefone (67) 8147-5764 ou pelo e-mail ediltongarciadepaula@hotmail.com.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS