Personalidade | Jeozadaque Garcia/Da redação | 09/09/2010 14h16

Personalidade: Benedito Ramos Ozinaga

Compartilhe:
O que começou como terapia, acabou se tornando algo profissional para Ozinaga. O que começou como terapia, acabou se tornando algo profissional para Ozinaga. (Foto: Foto: Acervo Pessoal)

Benedito Ozinaga

Benedito Ramos Ozinaga pode ser considerado um dos principais atletas do tiro esportivo no Brasil. O ex-segundo sargento da Polícia Militar, que teve que interromper precocemente sua carreira após ser baleado em serviço, encontrou na modalidade uma terapia, que acabou se tornando, com o tempo, uma atividade profissional.

"Tudo começou quando a Polícia Militar queria saber por onde andavam os policiais que tinham sofrido algum acidente em serviço", conta o atirador, que participa ativamente das etapas do Campeonato Brasileiro, sempre trazendo medalhas para Mato Grosso do Sul. "Eu entrei mais por terapia. Depois eu fui estudando e aperfeiçoando técnicas, disciplina, comportamento", lembra.

Ozinaga, além de atirar, costuma pescar, andar a cavalo, fazer telas e andar de lancha. "Meus principais títulos no tiro são cada campeonato que participo, pois pra mim isso já é uma vitória. Quando conquisto uma medalha, isso faz parte da uma luta contra o preconceito e as barreiras que ainda existem na sociedade sobre a deficiência física", diz o atleta, que só este ano conquistou 24 medalhas nas quatro etapas que disputou do Brasileiro, sendo seis de ouro, 11 de prata e sete de bronze.

As últimas conquistas de Ozinaga foram duas medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze na XIII Copa Tiro Esportivo General Leônidas Pires Gonçalves, no Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 28 de agosto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS