Paradesporto | Lucas Castro | 19/06/2019 16h30

Três de MS são convocados pela seleção de futebol de 7 para Mundial

Compartilhe:

Três paratletas de Mato Grosso do Sul foram convocados pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande) para integrar a seleção brasileira de futebol de 7 para paralisados cerebrais (PC). A delegação está no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo-SP, do dia 13 até esta quarta-feira (19), focada na preparação para o Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá em Sevilha, na Espanha, de 4 a 20 de julho.

No total, a equipe tupiniquim está formada por 14 atletas. Os sul-mato-grossenes Heitor Luiz Ramires Camposano e Cesar Augusto Batista de Aguiar, o "Cesinha", ambos do Centro Arco-Íris Reabilitação Alternativa (Caira), além de Wesley Gabriel dos S. Ferreira, da Associação de Atividades de Valorização e Apoio ao Desporto Educacional e Adaptado (Ativa), estão entre os convocados.

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a finalidade dos treinamentos na capital paulista é definir o time titular para o torneio Mundial e aperfeiçoar as táticas de jogo que serão usadas na competição.

Por ordem, Wesley Gabriel, Cesinha e Heitor Luiz (Foto: Divulgação/Ande)

O técnico da seleção, Paulo Cabral, está confiante na obtenção de medalha no campeonato. “A nossa expectativa é sair do Brasil com uma equipe bem definida e com confiança para buscar uma medalha, mas sempre subindo um degrau de cada vez, pois serão 16 equipes divididas em quatro grupos. Classificam-se oito para a segunda fase e aí temos de entrar na fase do mata-mata com a equipe bem estruturada e com confiança de buscar o pódio”.

A sexta e última etapa de treinamentos antes do embarque para território espanhol acontecerá de 26 de junho a 2 de julho, também no CT Paralímpico.

Wesley defenderá a meta da Seleção PC (Foto: Arquivo pessoal)

O Mundial terá participação de 16 países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Irã, Holanda, Irlanda do Norte, Rússia, Tailândia, Ucrânia, Estados Unidos e Venezuela. O Brasil assegurou a vaga na competição graças ao título de campeão da Copa América 2018. Os brasileiros estão no grupo A, ao lado da Inglaterra, Venezuela e Alemanha.

Em agosto deste ano, o Brasil defenderá o título de campeão parapan-americano, em Lima, no Peru. A classificação brasileira para este evento deveu-se ao bronze no último Mundial da modalidade, em 2015, na Inglaterra. O futebol de 7 não compõe o programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Confira os convocados para a quinta fase de treinamentos da Seleção de PC:

Hebert Honório Lemes Oviedo - CETEFE/DF
Heitor Luiz Ramires Camposano - CAIRA/MS
Wesley Gabriel dos S. Ferreira - ATIVA/MS
João Batista Araújo - APBS/Corinthians/SP
Lucas Henrique da Silva - Vasco da Gama/RJ
Ubirajara da Silva Magalhães - Vasco da Gama/RJ
Evandro de Oliveira G. de Souza - Vasco da Gama/RJ
Leonardo Giovani Morais - Vasco da Gama/RJ
Jeferson Aparecido M. Cardoso - CEPE/SC
João Victor Batista Cortês - CETEFE/DF
Cesar Augusto Batista de Aguiar - CAIRA/MS
Jan Francisco Brito Costa - AMAPED/Praia Clube/RJ
Jefferson Wesley da S. Delmonde - CETEFE/DF
Maocir Fernando da Silva Matos - CETEFE/DF

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS