Paradesporto | Lucas Castro | 27/04/2019 19h50

Toninho marca e coloca Ismac na final do Centro-Norte de Futebol de 5

Compartilhe:

O Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), de Campo Grande-MS, está na final do Campeonato Regional Centro-Norte de Futebol de 5, para pessoas com deficiência visual. A equipe sul-mato-grossense vai em busca do título inédito, após bater na semifinal a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV), de Brasília-DF, por 1 a 0.

O gol foi marcado por Antônio Santos, o Toninho, que se destaca na competição, ao lado de Marcos Alves Felipe, conhecido por Marquinhos. A dupla é responsável por assinalar todos os 12 gols do Ismac no torneio, que acontece no Ginásio de Esportes Amando Grecco, em Trindade-GO. Cada um marcou 6 gols.

A ABDV-DF é a atual campeão do Regional Centro-Norte. A equipe da capital federal venceu, em 2018, o Ismac por 2 a 1 nas penalidades, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar. Desta vez, o time campo-grandense deu o troco.

Na fase de grupos, o Ismac estreou com o pé direito, ao bater a Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas (ADVP-PA) por 3 a 1, na manhã de quinta-feira (25). No mesmo dia, à noite, o time de Campo Grande enfrentou a União dos Atletas Cegos do Distrito Federal (Uniace-DF) e venceu, repetindo o placar do primeiro confronto.

Toninho é um dos destaques do torneio (Foto: Tadeu Cerqueira/CBDV)

O Ismac goleou por 5 a 0 a Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (ADVAM-AM), nesta sexta-feira (26), em partida válida pela terceira rodada do Grupo B, e garantiu vaga à semifinal, tendo melhor campanha da competição na fase de grupos.

Agora, na final, o representante de Mato Grosso do Sul encara novamente a Uniace-DF, que havia enfrentado pela segunda rodada da chave B. A partida está marcada para 9h (horário de MS), neste domingo (28).

Para o goleiro Eric Montenegro, o jogo da decisão será diferente do duelo contra o adversário ainda na fase inicial do campeonato. “O grupo está confiante para esta partida, mas sabemos que amanhã é outro jogo, diferente dos 3x1 sobre a Uniace-DF na primeira fase. Vamos pôr em prática todo trabalho que vem sendo realizado e contar com o talento dos nossos jogadores para fazermos o resultado e trazer este título inédito para a instituição e para nosso estado”

“É uma satisfação enorme jogar com esses dois talentos [Marquinhos e Toninho], que passaram pela seleção brasileira. O Marquinhos é tetracampeão Paralímpico e penta mundial com o Brasil. Eles jogaram juntos na equipe de João Pessoa (Apace) por muitos anos, e trouxeram esse entrosamento para completar a equipe”, destacou Montenegro, ao Esporte Ágil.

Lance do gol de Toninho, que colocou Ismac na final (Foto: Tadeu Cerqueira/CBDV)

“São diferenciados sim, mas dentro de quadra somos em cinco jogadores e cada um tem seu papel fundamental na equipe. Esperamos que todos possam estar bem amanhã para a grande final”, finalizou o goleiro.

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), e que reúne equipes do Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, termina neste domingo (28).

Esta é a terceira final consecutiva do Ismac em um ano. Além desta finalíssima, o time foi vice-campeão no ano passado do Campeonato Regional Centro-Norte e faturou o título de campeão da segunda divisão nacional (oficialmente denominada Copa Loterias Caixa – Série B), assegurando o acesso à elite do Futebol de 5.

O Ismac é composto por:

Jogadores

Goleiro: Eric Montenegro

Atletas de linha: Marcos Alves Felipe (Marquinhos), Antônio Santos (Toninho), Rodrigo Borges, Evelio Pavón (Paraguaio), Fernando Alves, David Oliveira e Ataualpa Campos (Tatá).

Comissão técnica

Chamador: Júnior Rodrigues
Técnico: Gilson Kamiya
Chefe de delegação: Mauro Eder

Confira mais fotos da partida:

(Fotos: Tadeu Cerqueira/CBDV)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS