Paradesporto | Débora Oliveira | 22/06/2021 08h55

Sul-mato-grossense Yeltsin Jacques conquista o índice para Tóquio

Compartilhe:

O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques conquistou nesta semana o tão sonhado índice para competir nas Paralimpíadas de Tóquio, o atleta estava treinando a mais de quatro anos e almejava representar mais uma vez o seu país e seu estado na maior competição esportiva do mundo.  

Na seletiva brasileira da Confederação de Paratletismo, nas provas de 1.500m e 5.000m, realizada em São Paulo, Yeltsin superou a marca pré-estabelecida pela sua categoria (15min39s92) e completou a prova em 15min24s27. Ele precisou mudar de categoria no início de 2021 após descobrir uma piora no quadro de visão, mudando da categoria T12 (opcional o uso de um guia) para a T11 (obrigatório o uso de um guia). 

Em entrevista ao Esporte Ágil, Yeltsin fala sobre sua conquista e o desafio de representar mais uma vez o seu país “Para mim é mais do que uma honra, um orgulho, pois todo mundo sabe que sou extremamente patriota e poder estar defendendo meu país mais uma vez a nossa verde e amarela em uma competição de altíssimo nível é um orgulho”.

Na disputa o paratleta aderiu a um novo estilo de competição trocando de guia durante o percurso, Carlos Gonzales por Lutimar Abreu Paes “A ideia da troca de guia já era uma ideia trabalhada, era uma estratégia que a gente sabia que tinha que trabalhar pelo alto nível que eu to hoje e por ser muito sofrido para os meninos estarem guiando”. 

“A gente já tinha esse planejamento, só não sabíamos quem seria o segundo guia, pois o primeiro o Carlos Gonzalez já treinava comigo aí em Campo Grande, é um menino paraguaio muito boa gente que me ajudou muito nesses tempos aí com essa transição e me passou muita segurança para estar correndo. Esse processo de transição foi bem tranquilo pois eu já vinha perdendo a visão a muito tempo.” explica o fundista. 

(Ale Cabral/CPB)

Yeltsin também fala do apoio de sua família e sua esposa que foram fundamentais para o seu desenvolvimento “Mesmo sem enxergar nada eu continuava treinando, tenho minha esposa que hoje é mais do que tudo para mim, minha parceira para todas as horas. Ela pega uma bicicleta e põe a guia no covelo e a gente vai, não ficamos sem treinar nenhum dia, nem meio período, faça chuva ou faça sol o nosso trabalho está sendo feito. Graças a Deus, a minha esposa e minha família, todo muito que nos apoia, o meu pai e o Carlos”. 

“Vou continuar sendo um atleta de altíssimo rendimento e vou continuar ganhando as provas aí em Campo Grande mesmo no convencional, porque agora a diferença é que minha esposa vai pegar uma bicicleta, um patinete elétrico, colocar a guia no cotovelo e, a gente vai ganhar as provas e os atletas se quiserem ganhar de mim vão ter que treinar muito, mesmo eles enxergando e eu não, pois eu tenho vontade de treinar.” diz o paratleta.

Yeltsin explica que, em preparação para as Paralimpíadas, começará treinos em altitude e que precisará de apoio financeiro para uma melhor qualidade de estrutura “Quanto a Tóquio, é uma honra representar meu país, levar o nome de Mato Grosso do Sul, da nossa cidade. Espero que os adversários estejam indo bem, treinando, porque se Deus quiser e der tudo certo, conseguir os apoios que eu preciso que a gente precisa agora de apoio financeiro para se estruturar direitinho, pois vamos fazer periodização em altitude agora”.

Ser atleta, ser paratleta e lutar diariamente pelo esporte que acredita é um desafio diário enfrentado por Yeltsin Jacques. Ele é esportista sul-mato-grossense que corre contra o tempo, contra as adversidades para ser o representante e levar o nome de seu país e de Mato Grosso do Sul à maior competição mundial do esporte.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS