Paradesporto | Lucas Castro | 14/06/2019 18h04

Rádio Clube/ADD conquista sete medalhas nos Jogos Aquáticos do Ceará

Compartilhe:

A equipe de natação paralímpica Submersos/Rádio Clube, em parceria com a Associação Campo-Grandense Paradesportiva Driblando as Diferenças (ADD-MS), faturou sete medalhas na décima edição dos Jogos Aquáticos do Ceará de Paranatação.

A competição foi organizada pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA), em parceria com a Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea), na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, de 7 a 9 de junho.

Dentre as sete medalhas, duas foram de prata e cinco de bronze. Givanildo dos Santos Gomes ficou duas vezes na segunda colocação. Primeiro, na prova de 400 metros livres (classe S6-S13 S6), o atleta fez a marca de 9min00s66.

Depois, o sul-mato-grossense garantiu a segunda colocação novamente nos 200 metros medley (SM5-SM10 SM6), ao completar a disputa com 4min31s75.

Givanildo dos Santos Gomes ainda trouxe do Nordeste duas medalhas de bronze. Nos 50 metros borboleta (S1-S7 S6), ele atingiu 56s66 e nos 100 metros peito (SB4-SB21 SB5) terminou a prova em 2min15s27.

Givalnildo Gomes destacou-se no torneio de paranatação (Foto: Arquivo pessoal)

Miguel Romeiro Cristaldo garantiu também a medalha bronzeada nos 100 metros costas (S6-S21 S6), com tempo de 2min11s82. Além dele, David Holosback Dalmas, também nos 100 metros costas, mas na classe S6-S21 S9, bateu a marca de 1min40s82.

A última medalha de bronze foi conquistada por Matheus Otahirasaka, na categoria Síndrome de Down (SD). De acordo com a técnica do Submersos/Rádio Clube, Maristela Amaral, esta categoria é especial, pois não está oficializada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Somente algumas competições pelo país incluem esta classe nas disputas e os Jogos Aquáticos do Ceará é uma delas.

Rádio Clube/ADD foi com sete atletas para a competição (Foto: Arquivo pessoal)

Os outros atletas que participaram foram Lucas Spíndola Santana, Périto Pereira Junior e Alexandro Teodoro da Silva.

Matheus Otahirasaka e Maristela Amaral (Foto: Arquivo pessoal)

Nos resultados oficiais por equipes, o Submersos/Rádio Clube/ADD-MS ficou na sétima colocação, com 133 pontos. Só Givanildo dos Santos Gomes, medalhista em quatro provas, assegurou 38 pontos para a equipe campo-grandense.

De acordo com a organização, o evento esportivo teve a chancela do CPB para homologação de classificação funcional e índices para as Etapas Nacionais do Circuito Loterias Caixa.

Alexandro Teodoro em ação (Foto: Divulgação/Acea)

O torneio na capital cearense reuniu cerca de 155 paratletas de 19 agremiações, oriundas de 12 estados, de todas as regiões o Brasil. A Acea destaca que o principal objetivo da competição foi revelar talentos para a seleção brasileira e promover maior integração do esporte adaptado no estado do Ceará e no país, para que mais pessoas com deficiência se interessem pelo esporte.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS