Paradesporto | Gazeta MS | 18/11/2016 14h41

Paralimpicos douradenses embarcam neste sábado para torneio em SP

Compartilhe:

De 21 a 26 próximos estará acontecendo em São Paulo as Paralimpiadas Escolares Brasileiras e num dos maiores eventos esportivos individuais e coletivos paraolímpicos do país Dourados terá atletas representando o Mato Grosso do Sul nas competições.

Sob o comando do profissional em educação física Antônio Pietramale, o "Toninho Pietramale, a delegação douradense estará embarcando para o aeroporto internacional de Campo Grande na madrugada deste sábado e de lá embarcarão para a capital paulista com grandes perspectivas de conquistas de pódios.

O evento que terá a participação dos 27 estados brasileiros mais o distrito federal é realizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) terão provas nas modalidades de atletismos; bocha, judô, natação e tênis de mesa na idade de 12 a 17 anos e também nas modalidades de futebol de 5, futebol de 7, goalball, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado na idade de 14 a 17 anos.

A delegação douradense segue rumo ao aeroporto de Campo Grande às 3 horas da madrugada deste sábado e retorna no dia 26 em ônibus cedido pela prefeitura de Dourados e em São Paulo ficará hospedada no luxuoso hotel Holliday In no Parque Anhembi.

De acordo com os organizadores, a Paralimpiadas Escolares deste ano terá mais de mil e quatrocentos atletas com deficiências físicas; visual e intelectual disputando as oito modalidades paralimpicas e Mato Grosso do Sul estará em seis modalidades com uma delegação composta por 79 pessoas sobe a coordenação da Fundesporte (Fundação de Desportos e Lazer do Mato Grosso do Sul).

INDIGENAS

Os atletas douradenses segundo "Toninho Pietramale" estarão representando o MS em duas modalidades e os mesmos fazem parte do projeto Dourados Paralimpico que é desenvolvido no estádio Frédis Saldivar o "Douradão" juntamente com outros 50 alunos em uma parceria da prefeitura por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) e SEMED (Secretaria Municipal de Educação).

Para São Paulo a delegação douradense será composta por quinze atletas, sendo 12 no atletismo e três no judô três professores.

O destaque da delegação douradense é os atletas Igor Miranda e Felipe Almeida que já estão pré-convocados para os Jogos Para Pan Americanos de Jovens que serão disputados no ano que vem.

Vale ressaltar que o projeto paralímpico douradense neste ano teve a inclusão de alunos indígenas e dois deles integram a equipe que estará em São Paulo, sendo eles Alex Sandro Aquino, que é deficiente visual e estuda na escola municipal Araporã. O atleta vai competir na modalidade de judô.

O outro indígena trata-se de Daiane Arevalo, deficiente física. Ela que é estudante da escola municipal Efantina Quadros estará disputando na modalidade de atletismo.

Para a reportagem o técnico "Toninho Pietramale" que estará coordenando o atletismo disse que esta otimista com a equipe que está levando para São Paulo uma vez que os atletas estão no projeto há oito anos. Dos vinte atletas da seleção estadual de atletismo doze são do projeto e do judô que teve seu inicio no ano passado mais da metade da equipe são também alunos do projeto. "Quero agradecer o empenho de nossos atletas; a confiança das famílias e das escolas. A prefeitura de Dourados através da FUNED e SEMED assim como o Instituto Alecrim que neste ano não mediram esforços para que o projeto alcançasse o sucesso de tantas conquistas em competições e principalmente a inclusão e melhoria da vida destas crianças" disse o coordenador à reportagem.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS