Paradesporto | Da redação | 12/01/2007 17h32

Para-atletas de MS viajam para o Rio, sonhando com Mundial

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Mato Grosso do Sul teve nove para-atletas convocados para a seleção de futebol, que disputará os Jogos Para-Pan-Americanos no Rio de Janeiro. Destes, sete jogam pelo Centro Arco-Íris de Reabilitação Alternativa (Caira). Os goleiros Marcão e Irineu, Fábio, Fermiano, Renato, Pedro e Jean Adriano. A equipe que defenderá o MS já está junta desde os jogos de Sidney em 2000 e fazem parte da equipe de futebol do Estado.

De acordo com a presidente do Caira, Yara Yule, as expectativas são as melhores possíveis, pois eles já vêm de uma outra para-olimpíada, e estão com um time muito bem preparado. "A gente espera que eles façam um bom trabalho, para que possamos garantir uma vaga em Pequim", diz Yara.

Dia 28 de janeiro, os para-atletas viajam para o Rio de Janeiro, para que já no dia 29, eles passem por uma bateria de exames médicos, a fim de lutar com o Brasil nos jogos Para-Pan-Americano. A equipe vai aproveitar a viajem e já integrar-se com a equipe do Rio de Janeiro, pois os treinos serão na capital carioca.

O técnico da equipe aqui em Campo Grande, Plínio, também defende a boa forma do time. "A expectativa é a melhor. Esperamos que pelo menos 60% do time esteja em perfeitas condições para os jogos. Hoje, nosso único problema é o Marcão, o goleiro está com um problema no joelho e pode ser que passe por uma cirurgia, mas mesmo assim ele ainda participará do Pan, já que é algo bem simples e em 40 dias, acredito que ele já esteja liberado", afirma o treinador, que diz ainda que "hoje, a base de toda a seleção brasileira é o Mato Grosso do Sul".

Mundial - Yara revela também que as expectativas vão além dos jogos no Rio, o que os atletas querem mesmo é voar, literalmente mais longe, de preferência para China. "Nós teremos um treinamento dividido em sete partes até o mundial, que é o que almejamos depois do Para-Pan. Até Pequim (China) ainda tem um longo caminho, a gente tem que primeiro pensar em conquistar uma vaga, para depois preparar nossos atletas".

A equipe já está classificada para o Pan-Americano, faltam apenas alguns ajustes técnicos, como a bateria de exames que os atletas irão passar, mas a princípio, os para-atletas que defenderão o Brasil são nove aqui de MS e os restantes do Rio de Janeiro.

Falta de recursos - Mas a presidente do Caira revela que apesar de todo esse trabalho, o time do Mato Grosso do Sul ainda encontra muitas dificuldades, principalmente falta de apoio. "O único apoio que temos hoje é da empresa Delta Medicamentos, que está arcando com os remédios e os uniformes da equipe, fora isso, nós não temos nenhum tipo de patrocínio, nem do governo, nem de nenhum outro tipo de empresa".

Para os jogos do Rio, o comitê para-olímpico está cuidando da parte financeira dos deslocamentos, mas no caso do campeonato brasileiro, que será em abril, os jogadores ainda não tem uma posição definida, tanto para os uniformes da equipe durante a competição, tanto para os deslocamentos para os locais dos jogos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS