Paradesporto | Da redação | 30/05/2016 13h17

Jovem representa Dourados em evento teste para Jogos Paralímpicos 2016

Compartilhe:

O paratleta Jonatan da Silva Ferreira representou Dourados no Open Internacional de Atletismo Paralímpico, evento-teste para os Jogos Paralímpicos de 2016. O evento foi realizado no Estádio “Engenhão”, no Rio de Janeiro. “É de grande importância essa preparação, além de levar o nome do município para todo o mundo”, declara.

Apesar dos brasileiros liderarem o quadro de medalhas, para o treinador, Antonio Pietramale (Toninho), o importante é o respeito e a autoestima dos esportistas. “Sempre quero o melhor para meus alunos e o melhor é vê-los felizes”, completa. Ele lembra que Jonatan treina há cinco anos. Já foi convocado, inclusive, para a seleção brasileira e participa de provas como de 100 e 400 metros, além do salto em distância.

Toninho também é coordenador de atletismo do Projeto Alecrim, uma iniciativa da Secretaria Municipal e Estadual de Educação, por meio da Funed (Fundação de Esportes). Ele comemora, por exemplo, que esse ano foi dobrado o número de alunos atendidos no programa, por meio de uma parceria com a administração municipal.

De acordo com o professor, a então secretária Marinisa Mizoguchi proporcionou o atendimento com transporte público aos alunos da rede até o Estádio “Douradão”, local dos treinos, logo a contratação de mais profissionais para trabalhar. Atualmente, acolhendo 70 usuários, principalmente crianças.

Um dos motivos que oportunizou a revelação de outros atletas paralímpicos, como os que representam a categoria no revezamento da tocha durante a passagem pela cidade. É o caso dos condutores, Felipe Alves Marcelino de Almeida, da escola Alice Araújo, vice-campeão brasileiro das Paralimpíadas Escolares 2015 e a Rosenilda Aoyama, a primeira no ranking adulto de arremesso de peso.

A chama estará no município no dia 26 de junho, percorrendo 15 quilômetros até chegar para a celebração na praça Antônio João. As atividades nesse local serão realizadas a partir das 16h.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS