Paradesporto | Da redação | 20/10/2016 07h35

Jogos da Reme têm 45 escolas municipais participantes

Compartilhe:

A Prefeitura de Campo Grande deu início nesta quarta-feira (19/10), à 9º edição dos Jogos Paradesportivos (Jopares). As competições acontecem até a próxima sexta-feira (21), na Arena do Encontro, no Hospital São Julião.

Os Jopares, coordenados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) integram o projeto Práticas Esportivas Escolares “Esporte Adaptado”, e devem reunir durante os três dias de competições 1.100 alunos de 45 escolas municipais.

O evento tem o objetivo de proporcionar a interação entre os alunos e a comunidade em geral e contará com as modalidades esportivas de atletismo, bocha adaptada, dama, mini futsal, tênis de mesa, polybat e a novidade queimada, disputadas em duas categorias: 5 a 12 anos e 13 anos acima.

“É uma expectativa muito grande receber esse evento. É muito importante ver as crianças se superarem”, comentou o diretor administrativo do Hospital São Julião, Amilton Fernandes Alvarenga.

Superar limites
Participam dos jogos alunos com síndrome de down, deficiência intelectual, física, paralisia cerebral, auditiva, visual, autismo e múltiplas deficiências. A iniciativa busca proporcionar a interação entre os alunos e a comunidade em geral. “Um evento como este mostra a força do trabalho de qualidade que está sendo desenvolvido pela Semed. As crianças estão aqui pra mostrar que querem sempre superar seus limites e os Jopares vem ao encontro do anseio destas crianças. Elas terão a oportunidade de se expressarem e mostrarem o resultado de um grande esforço empreendido nas praticas esportivas", declarou a secretária Municipal de Educação, Leila Machado, que desejou a todos sucesso nas competições.

O aluno Gabriel treina duas vezes por semana no Rádio Clube campo junto com outros atletas deficientes no 7 PC (Paralisia Cerebral). Mesmo com dificuldades, o aluno mencionou sua emoção pelo esporte. “Eu gosto de futebol e falei para meu pai que essa é minha vida”.

“Nós estamos muito felizes em poder receber em nossa escola os Jopares, um evento que nossas crianças terão oportunidade de assistir, de repensar um pouco a sua participação quanto aluno em sala de aula, assim como as crianças que vieram participar dos jogos durante esses dias”, disse a diretora Denise Ferreira Nascimento, da escola estadual Padre Ferreira Nascimento, que fica localizada dentro do hospital São Julião.

Para o chefe da divisão de Esporte, Arte e Cultura da Semed, Rogers Prado o evento traz boas expectativas para os alunos especiais. “Esperamos atender esses alunos com um evento de qualidade, com as melhores condições possíveis para que esses alunos especiais possam desenvolver todas as atividades esportivas que praticaram durante o ano nas suas escolas”, explicou. Rogers ainda ressaltou que o principal objetivo das competições é a oportunidade das crianças à pratica esportiva.

Segue abaixo a programação das competições:
Dia 19/10 (Quarta-Feira)
Local: Arena Esportiva do Hospital São Julião
Horário: 7h as 17h
Modalidade: Polybat
Damas
Queimada
Dia 20/10 (Quinta-Feira)
Local: Arena Esportiva do Hospital São Julião
Horário: 7h as 17h
Modalidades: Bocha Adaptada
Tênis de Mesa
Mini Futsal
Dia 21/10 (Sexta- Feira)
Local: Centro Olímpico da Vila Nasser
Horário: 7h as 17h.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS