Paradesporto | Com CPB | 02/04/2019 09h08

Estreante do atletismo fatura três ouros na fase Centro-Leste do Circuito Brasil

Compartilhe:

A etapa Regional Centro-Leste do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação, em Uberlândia, neste final de semana, marcou a estreia da sul-mato-grossense Nathalya Mendonça, da Associação Seninha de Atletismo (ASA-MS), em competições paralímpicas. A jovem de 16 anos começou a treinar há apenas um mês e meio e já conquistou vaga na etapa nacional do Circuito, a partir de maio, em São Paulo. A competição na cidade mineira neste final de semana contou com 408 atletas (286 do atletismo e 122 da natação) de sete estados e do Distrito Federal.

No sábado, 30, Nathalya Mendonça (ASA-MS), da classe T13 (baixa visão), faturou seu primeiro ouro nos 100m com o tempo de 14s73. A vice-campeã da prova foi Joana Helena dos Santos Silva (Aparu Uberlândia), atleta de 56 anos que representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012. A mineira veterana percorreu os 100m em 14s79.

“Foi a primeira vez que corri assim, nunca tinha feito saída de bloco de partida numa pista de atletismo, deu um friozinho na barriga. Notei que as outras atletas já corriam há muito tempo, mas estou muito feliz e grata por ter dado tudo certo na minha primeira competição. Agora vou continuar treinando para as etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa”, comentou Nathalya.

Natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Nathalya tem baixa visão e conheceu o atletismo por meio de sua prima Gabriela Mendonça, 21 anos, que treina no Centro de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo.

Na manhã deste domingo, 31, Nathalya conquistou mais duas medalhas. A primeira foi no salto em distância (T13), com a marca de 3m70. Logo após, ela se sagrou campeã nos 200m, com o tempo de 39s34. A prata ficou com Gabriela Parreira (Aparu Uberlândia) que terminou a prova em 39s92.

As disputas do atletismo da Regional Centro-Leste foram realizadas no SESI Gravatás, onde fica a única pista de atletismo do Brasil que leva o nome de um atleta paralímpico. A maior medalhista paralímpica feminina brasileira, Ádria Santos, mineira de Nanuque, nordeste do Estado, que coleciona 13 medalhas, batiza a pista do SESI em Uberlândia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS