Pan-americano | EFE | 03/06/2007 21h27

Tocha do Pan vai ser acesa nesta segunda-feira no México

Compartilhe:

Pan-americano

Rio de Janeiro (RJ) - O fogo da tocha para os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, de 13 a 29 de julho, será aceso nesta segunda-feira nas pirâmides do sítio arqueológico mexicano de Teotihuacán, a maior cidade americana da época pré-colombina.

Personalidades da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa) e do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos do Rio (CO-RIO) participarão da cerimônia. A tocha chegará na terça ao país, num vôo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ao chegar ao Brasil, a tocha percorrerá 51 cidades do país, incluindo as 26 capitais estaduais e o Distrito Federal, e será transportada por aproximadamente 3.000 atletas e personalidades do esporte.

O percurso com Wilson Gomes Carneiro, primeiro brasileiro medalhista em Jogos Pan-americanos - foi prata nos 400 metros com barreiras na edição de 1951, em Buenos Aires.

A chama acenderá a pira do Pan na cerimônia de abertura do Pan, dia 13 de julho no Maracanã. A competição reunirá 5.540 atletas em 35 esportes. Já a passagem por Campo Grande vai acontecer no dia 28 de junho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS