Pan-americano | GE.Net | 03/07/2007 18h23

"Pressão pelo recorde não me assusta", diz Hugo Hoyama

Compartilhe:

São Bernardo do Campo (SP) - Com cinco participações em seu currículo, Hugo Hoyama encara a sua preparação para mais uma edição dos Jogos Pan-americano de maneira tranqüila. Nem mesmo a possibilidade de quebrar um recorde importante para o Brasil parece desequilibrar o experiente capitão da equipe brasileira de tênis de mesa.

O atleta, de 38 anos, possui oito medalhas na competição mais importante das Américas e, nos Jogos do Rio de Janeiro, poderá ultrapassar o ex-nadador Gustavo Borges, que conta com o mesmo número de triunfos, mas já se aposentou. Por outro lado, Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi também marcarão presença no Pan como parte do time nacional da modalidade.

"A pressão para conquistar o recorde não me assusta. A motivação para ganhar outra medalha sempre existe e por isso encaro essa questão com tranqüilidade. O pensamento, tanto para mim e para a equipe, é jogar bem. Todos nós vamos chegar ao Pan com a possibilidade de brigar por medalhas, por isso o recorde não é o principal objetivo", afirmou o mesa-tenista durante treinamentos específicos realizados em São Bernardo do Campo, como preparação final para a disputa no Rio de Janeiro.

Em suas participações nos Jogos Pan-americanos, Hugo Hoyama subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes na disputa individual: em Havana-91 e Mar del Plata-95. Nas duplas, ele também levou o ouro para solos brasileiros nas duas edições, além de repetir o feito em Santo Domingo-2003. Por equipes, o mesa-tenista estreou na edição de Indianápolis, em 1987, também com pódio. No total, são oito medalhas.

A experiência adquirida durante 20 anos de seleção brasileira é vista pelo atleta nascido em São Bernardo do Campo como algo importante para ser passado aos outros integrantes da equipe. No entanto, Hugo garante que seu conhecimento é transmitido durante as partidas.

"Todos da equipe têm bastante experiência e entrarão para competir de igual para igual. Converso sempre com eles e exerço essa função de capitão, mas prefiro demonstrar a minha experiência jogando. Dessa maneira, vibrando e torcendo junto, eu passo para todos o que eu sei sobre tênis de mesa", concluiu. Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi fizeram suas estréias em Pan-americanos nos Jogos de Santo Domingo, em 2003.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS