Pan-americano | Da redação | 29/07/2007 23h23

Pan termina com muitas medalhas, superação e organização

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Depois dos brasileiros se emocionarem, vibrarem e algumas vezes chorarem, terminaram neste domingo os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, ou como muitos disseram, do Brasil. Foram 18 dias de conquistas que se encerraram da melhor maneira possível: com ouro, no basquete masculino, tênis masculino individual e maratona masculina, totalizando 54 medalhas de ouro, 40 de prata e 67 de bronze. Assim o Brasil superou seu recorde anterior de conquistas numa edição do Pan, que era de 28 de ouro, 40 de prata e 54 de bronze. 

Durante a competição tivemos exemplos de todos os tipos. De desrespeito, quando os cubanos passaram a ser vaiados em todas as modalidades após terem vencido o Brasil no vôlei feminino, de apoio, quando as meninas do futebol chamaram todas as medalhistas para a foto oficial do título pan-americano, mas sobretudo que o País pode, quem sabe, sediar eventos maiores que um Pan. Um sonho talvez, mas que agora está bem mais próximo.

Thiago Pereira, Rebeca Gusmão, Jade Barbosa, Diego Hipólyto, Marta, Franck Caldeira, Jadel Gregório, além dos esportes coletivos que conquistaram o ouro, como handebol, futebol e basquete, foram alguns dos preferidos da torcida brasileira. Sobrou até para Orlando, jogador uruguaio apelidado carinhosamente de "gordinho" pela massa, que passou também a conhecer esportes como o badminton e hóquei na grama, pouco desenvolvidos no Brasil mas que devem crescer graças ao Pan.

O saldo final é positivo. Aprendemos que o esporte, se feito da maneira correta, dá resultado. Quantos César Cielos, Maurren Maggis e Hugo Hoyamas vão surgir graças a este evento? A resposta vai demorar, mas certamente virá em alguns anos. Resta agora ao Brasil saber aproveitar toda a estrutura que construiu, gastando muito é verdade, não somente para formarmos apenas atletas, mas também cidadão conscientes de que o esporte é muito mais do que ganhar medalhas, é ter saúde e principalmente respeito ao próximo. Que venha a Copa do Mundo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS