Pan-americano | Com CGNotícias | 03/07/2007 16h36

Pan Rio é tema dos jogos na EM Consulesa Maksoud Trad

Compartilhe:
Nelsinho Trad visitou os alunos que realizaram atividades alusivas aos Jogos no Rio de Janeiro. Nelsinho Trad visitou os alunos que realizaram atividades alusivas aos Jogos no Rio de Janeiro. (Foto: Denilson Secreta)

Campo Grande (MS) - O espírito esportivo tomou conta das aulas de cerca de 200 alunos da Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, localizada no bairro Estrela Dalva. Durante um mês, toda a comunidade escolar, isto é, professores, inspetores, merendeiras e os alunos pesquisaram sobre os Jogos Pan-americanos que, nesta edição, acontece na cidade do Rio de Janeiro e conheceram as particularidades de cada um dos 42 países que disputam nas diversas modalidades da competição.

Nesta segunda-feira (02.07), o prefeito Nelsinho Trad e a secretaria municipal de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta conheceram os trabalhos realizados pelos alunos sobre os jogos do Pan e abriram os Jogos Interclasses que serão disputados entre os alunos daquela escola nas modalidades de xadrez, dama, futsal e tênis de mesa. Apresentações culturais que lembram a cidade do Rio de Janeiro e dos Jogos do Pan marcaram a abertura dos Jogos Interclasses, a ser realizados na próxima quinta-feira. A iniciativa faz parte do projeto Formar Cidadãos através da Informação, implantado no inicio do semestre e que tem como objetivo repassar para a comunidade escolar, através de forma lúdica, os assuntos da atualidade.

"Já falamos em sala de aula sobre diversos assuntos e não poderíamos deixar de falar sobre o Pan Rio 2007. Os alunos pesquisaram o assunto em revistas, sites e programas de televisão e visitaram o Lago do Amor e o Horto Florestal na passagem da Tocha do Pan, na semana passada", lembrou a professora Christiane Fernandes. Além disto, segundo a educadora, os alunos fizeram um mural sobre as modalidades esportivas disputadas e dos países participantes.

"Nunca vou esquecer deste passeio que fizemos para conhecer a Tocha do Pan", disse com alegria o aluno Everton Silva, de 10 anos. Para o aluno Caíque Martins de Sá, também de 10 anos, o projeto na escola mostrou que os jogos vão alem de uma simples competição. "Aprendemos que os jogos são abertos para todos, com a participação de atletas que tem algum tipo de deficiência, isso é muito legal", ressaltou Caíque. Já o aluno Marcos Vitor Prado gostou de conhecer sobre as peculiaridades de cada pais e, principalmente, das modalidades esportivas da competição. "Gostei muito de conhecer sobre a esgrima e sobre os pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Maracanã e o Cristo Redentor", disse o aluno.

Uma atividade sadia e que de forma lúdica envolve não só os alunos, mas toda a comunidade escolar. "Aqui, toda a comunidade escolar participou do projeto que envolveu desde as merendeiras, inspetores e professores de forma interdisciplinar. Desta forma, os alunos aprenderam em todas disciplinas sobre os assuntos da atualidade, como o Pan Rio 2007", ressaltou Amêndola da Motta. Na opinião de Nelsinho, o projeto dará muitos frutos e começou bem, al escolher como tema os Jogos Pan-americanos. "O País vive um momento ímpar no esporte. Aqui as estrelas são vocês que pesquisaram e aprenderam sobre uma competição tão importante e sadia como essa", finalizou Trad Filho.

Fonte/Autor: Bianca Caruso

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS