Pan-americano | UOL | 20/07/2007 18h20

No Maracanã, Brasil goleia com exibição histórica de Marta

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - O Maracanã conheceu, nesta sexta-feira, o futebol de Marta, 20. Em sua primeira partida no mítico estádio carioca, a meia mostrou, com cinco gols, por que é a melhor do mundo na vitória da seleção brasileira sobre o Canadá por 7 a 0.

A partida concluiu a participação da equipe nacional como líder do grupo A na primeira fase do Pan, com quatro vitórias em quatro jogos, 22 gols a favor e nenhum contra. O Brasil agora enfrenta o México na semifinal, na segunda-feira, ainda no Maracanã. As mexicanas surpreenderam e derrotaram os Estados Unidos, de virada, nesta sexta, por 3 a 2.

Foi o primeiro grande teste para a seleção no torneio, e a equipe foi aprovada com facilidade. As canadenses, atuais vice-campeãs da competição, haviam chegado à última rodada na liderança, com vantagem para as brasileiras no saldo de gols (21 contra 19).

Antes da partida, Marta, artilheira da seleção com dez gols, dizia que "realizava um sonho" ao estrear no Maracanã e que seria uma "grande chance de a seleção aparecer". Pois o público que compareceu ao estádio deve ter deixado as arquibancadas com a impressão de que iria sonhar com o futebol dela.

Seu primeiro gol - e também o de abertura do placar - saiu aos 24min do primeiro tempo em linda jogada. A meia-atacante recebeu a bola pela direita, no contra-ataque e se livrou da marcação Martina Franko, e Randee Hermus à medida que avançava para a hora. Depois ela fintou Brittany Timko, puxou a bola para a perna esquerda e bateu com categoria, tirando a bola da goleira Taryn Swiatek.

Depois da abertura, o time brasileiro se incendiou em campo por breves instantes. Logo no ataque seguinte, aos 26min, foi a vez de Cristiane acertar uma bola no travessão, aproveitando rebote dentro da área. A bola quicou no chão, mas não entrou.

O Brasil havia sido ameaçado pelas canadenses aos 21min do primeiro tempo, quando Kara Lang completou cruzamento que veio de longe e cabeceou de costas para a goleira Andréa fazer uma grande defesa, espalmando para escanteio. Essa foi a principal oportunidade das rivais nos primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, o segundo gol veio logo aos 3min, em cobrança de falta da lateral-esquerda Rosana, na faixa direita. Ela encobriu a barreira, e a goleira Swiatek não chegou a tempo.

Levou apenas três minutos para Marta voltar a encantar a platéia no Maracanã. Ela se aproveitou de falha da zaga para roubar a bola, deixar a goleira no chão e ter paciência para chutar para a rede.

O segundo golaço da jogadora desmontou o Canadá. Aos 16 min, a jogadora aproveitou nova brecha da defesa pela direita, driblou novamente Swiatek fora da área e chutou um pouco mais afobada. A bola estourou no travessão.

Quatro minutos depois, foi a vez de Cristiane fazer boa jogada pela esquerda. Ela entrou na área e cruzou rasteiro. Daniela Alves marcou, sozinha na pequena área, seu quinto gol no torneio.

Foi um verdadeiro nocaute. Aos 26min, Marta, impossível, arrancou pela esquerda, deixou duas canadenses para trás com muita velocidade, entrou na área pela diagonal e chutou à queima-roupa, sem chances para a goleira.

O quarto dela na partida saiu aos 39min, em investida pelo centro da área. Com habilidade, ela suportou a marcação e chutou para se consagrar.

Por fim, Marta encerrou a grande atuação com toque de categoria na saída da goleira canadense.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS