Pan-americano | Da redação | 25/07/2007 14h08

Luiz Fernandes vai à final da greco-romana e quebra tabu

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Luiz Fernandes é o primeiro brasileiro na história a conseguir classificação para uma final da luta greco-romana em Pan-Americanos. A quebra do tabu aconteceu nesta quarta-feira pela manhã no Complexo do Riocentro. O sul-mato-grossense Roberto Abreu Filho faz parte da delegação brasileira da modalidade.

Em apenas uma luta, ele se classificou para a final da categoria até 96 kg. Por causa dos poucos participantes na sua modalidade, apenas seis, Fernandes já iniciou a disputa na semifinal, o que lhe garantiria o bronze. "Não compensava pegar o bronze perdendo a luta", disse ele, ao canal Sportv, menosprezando o terceiro lugar.

Na semifinal, ele enfrentou o mexicano Oscar Aguillar, do México, e venceu pela pontuação final de 3 a 1, em uma luta em 11min44s. "Ele não é o mais forte, nem o mais fraco da minha categoria", analisou o lutador após vencer Aguillar.

Agora, na disputa do ouro, o brasileiro tem um confronto contra Justin Ruiz, dos EUA. O rival, diferentemente de Fernandes, já teve dois combates no torneio nesta quarta. A final está prevista para as 19h.

Outros dois brasileiros estiveram em combates nesta quarta. Iuri Estevão perdeu para o peruano Mario Molina na categoria até 60 kg e agora torce por vitória do adversário na semifinal para ir à repescagem.

Já Felipe Macedo conseguiu vencer Hansel Mercedes, da República Dominicana, na categoria até 74 kg, nas quartas-de-final. Na semi, porém, ele perdeu para o peruano Sixto Barrera e agora luta pelo bronze na tarde desta quarta.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS