Pan-americano | GE.Net | 29/07/2007 18h26

Flávio Saretta repete Fernando Meligeni e conquista o ouro

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de ver o jogo adiado e transferido de local devido à chuva, o brasileiro Flávio Saretta entrou em quadra neste domingo e não decepcionou a torcida na final do torneio de simples de tênis dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Com 2 sets a 1, parciais de 6/3, 4/6 e 7/6 (7-2), o número 138 do mundo bateu o chileno Adrian Garcia, número 139, e ficou com a medalha de ouro.

Esse é o segundo título seguido do Brasil no tênis masculino, já que Fernando Meligeni encerrou a carreira em Santo Domingo-2003 superando o chileno Marcelo Rios na decisão. Além deles, subiram ao lugar mais alto do pódio Ronald Barnes (1963), Thomaz Koch (1967) e Fernando Roese (1987).

O jogo foi extremamente disputado, tenso e cheio de quebras. Garcia começou melhor e quebrou o saque de Saretta logo no primeiro game. O brasileiro, no entanto, não demorou a reagir. Devolveu a quebra no quarto game e, com uma quebra no sexto, abriu 4 a 2. A partir daí, foi só confirmar os dois saques seguintes e fechar o primeiro set em 6/3.

Na segunda parcial, o chileno saiu na frente novamente ao salvar dois break points de Saretta no primeiro game e conseguir uma quebra no segundo. O brasileiro devolveu a quebra no terceiro e também no quinto game, virando para 3 a 2. Mas Garcia não se entregava e quebrou o rival na seqüência, deixando tudo igual. Depois, empatou a partida ao quebrar novamente no 10º.

Saretta voltou mais aceso e obteve uma quebra logo de cara no terceiro set, mas permitiu que o chileno devolvesse já no segundo game. A situação ficou complicada quando Garcia quebrou o saque do brasileiro no quarto game e abriu 3 a 1. Mas Saretta descontou na seqüência e depois confirmou seu saque para empatar em 3 a 3.

No oitavo game, o brasileiro chegou a salvar dois break points, mas o chileno conseguiu uma nova quebra e abriu 5 a 3. Saretta, porém, salvou dois match points no game seguinte e diminuiu a diferença. Ao confirmar o seu saque, o tenista da casa deixou tudo igual em 5 a 5. Mais duas confirmações de cada lado e o duelo foi para o tie-break.

O brasileiro saiu na frente em um erro não-forçado do rival e abriu 2 a 0 após outra bola fora do chileno, desta vez ao subir à rede e tentar buscar a linha lateral. Em outro erro não-forçado do chileno, Saretta fez 3 a 0. Garcia ainda marcou um ponto, mas perdeu os dois seguintes (5-1).

Nervoso, o chileno cometeu mais uma falha após longa troca de bola no fundo de quadra e deu cinco match points ao tenista. Garcia ainda salvou um, mas cometeu uma dupla falta e permitiu a vitória brasileira por 7-2.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS