Pan-americano | UOL | 20/07/2007 16h20

Com ippon rápido, Tiago Camilo é medalha de ouro no judô

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Lutando numa categoria acima da que compete normalmente, Tiago Camilo conquistou a medalha de ouro na categoria até 90 kg. Na final, derrotou o cubano Jorge Benavides, por ippon, aos 31 segundos.

Apesar da briga no início do combate por uma pegada e de uma investida mal feita do cubano, Camilo foi rápido em um contra-ataque e deu o golpe fulminante em Benavides. A vitória foi a segunda do judoca brasileiro no cubano em menos de dois meses. A primeira foi na Copa do Mundo de Belo Horizonte.

"Uma competição assim no nosso país deve marcar pra sempre. Nunca competi numa arena assim, com o povo participando tanto. Tudo que planejei deu certo", disse Camilo.

Medalhista olímpico de Sydney-2000 aos 18 anos, ele brigou por uma vaga na equipe brasileira na categoria até 81 kg contra Flávio Canto. Mas com o mau desempenho de Carlos Honorato e a contusão de Hugo Pessanha, a comissão técnica preferiu colocar Tiago na categoria dos médios (até 90 kg).

"Ele é muito leve para a categoria, mas aqui no Rio de Janeiro era ouro certo", explicou Luiz Shinohara. "Estou sempre pronto para lutar. Eu sabia o que precisava fazer, planejei e me empenhei para isso, sempre sonhei com esse ouro", completou Camilo.

Com 84 kg, o judoca estreante em Pan foi fulminantes nas suas duas primeiras lutas, com duas vitórias por ippon. Uma sobre o porto-riquenho Alexis Chiclana e outra, na semifinal, contra o norte-americano Rick Hawn. O venezuelano Jose Camacho, derrotado pelo brasileiro na semifinal, foi bronze.

Paulista de Tupã, Tiago treina em Porto Alegre no mesmo clube de Mayra Aguiar - prata nesta sexta-feira na categoria até 70 kg - e João Derly, atual campeão mundial.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS