Pan-americano | GE.Net | 28/07/2007 22h13

Brasil se destaca e confirma três medalhas de ouro na vela

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de iniciar a Medal Race na liderança dos Jogos Pan-americanos, o velejador Ricardo Winick (RS:X), o Bimba, a equipe Bruschetta Sailing Team (J-24) e a dupla Alexandre Paradeda/Pedro Amaral (Snipe) permeneceram na frente neste sábado e garantiram duas medalhas de ouro para o Brasil nas competições de vela.

Campeão mundial de RS:X no começo do mês, Bimba terminou a Medal Race deste sábado com a segunda colocação. Com isso, encerrou o Pan somando 16 pontos perdidos, bem à frente do segundo colocado, o argentino Mariano Reutemann, que teve 23.

Líder até metade da competição, o mexicano Davis Teran ficou em último na regata final (que vale o dobro de pontos). Por conta disso, amargou dez pontos perdidos neste sábado e encerra o Pan com 26 pontos perdidos.

J-24 - Formada por  Maurício Santa Cruz, João Carlos Jordão, o Peninha, Daniel Santiago e Alexandre Silva, a embarcação brasileira Bruschetta Sailling Team terminou a regata da medalha em quarto lugar, o que culminou na perda de oito pontos.

Porém, os representantes nacionais contaram com o fato de a Argentina, segundo colocada, ter encerrado a última disputa em quinto lugar. Com isso, o Brasil encerra o Pan com 18 pontos perdidos, três a menos que os rivais. Em 2003, os brasileiros tinham sido prata.

Vale lembrar que os brasileiros não participaram da primeira regata do Pan porque Peninha sofreu uma contusão nas costas e acabou não sendo liberado pelos médicos. O velejador, no entanto, foi para a água nas regatas seguintes na base do sacrifício e a embarcação verde-amarela conseguiu uma recuperação impressionante ao longo da competição.

Snipe - Na disputa da Snipe, Alexandre Paradeda e Pedro Amaral venceram a \"Medal Race\" e terminaram o Pan com 14 pontos perdidos. A medalha de prata ficou com a dupla do Uruguai, Pablo Defazio e Eduardo Medici e o bronze foi para os mexicanos Jorge Murrieta e Andres Carranza.

Ao todo, os brasileiros quatro regatas no Pan e mantiveram o dimínio verde-amarelo na prova. Até o Rio 2007, o Brasil já havia ganhado cinco ouros(1959, 1963, 1967, 1971 e 2003), que se juntam a quatro pratas (1951, 1975, 1991 e 1999) e dois bronzes (1979 e 1987).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS