Pan-americano | GE.net | 23/07/2007 17h30

Brasil massacra Cuba, novamente, e lutará agora pelo ouro

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Alterando altos e baixos, a seleção feminina do Brasil despachou a arqui-rival dos Jogos Pan-americanos. Em mais uma partida decisiva contra Cuba, a equipe verde-amarela conseguiu o triunfo com placar de 79 a 60 (19 a 16) e garantiu uma vaga na decisão do torneio de basquete do Rio-2007.

Apesar de algumas falhas de marcação e diversas chances perdidas no ataque, o Brasil garantiu no mínimo a prata. A expectativa, no entanto, é que o país possa fazer frente aos Estados Unidos e confirmar o ouro. Na primeira fase, as norte-americanas venceram todas as partidas realizadas e terão pela frente o Canadá nas semifinais.

A grande decisão dos Jogos Pan-americanos será realizada nesta terça-feira, às 15h30 (de Brasília). Cuba aguarda o seu adversário na briga pelo bronze, marcada às 13h15. Vale lembrar que o torneio masculino de basquete começa somente na quarta-feira.

O Jogo. Apesar da grande vantagem no placar final, o Brasil começou a partida em ritmo de treino. Como vem acontecendo durante a disputa do Rio-2007, as meninas comandadas pelo técnico Lula demoraram para entrar realmente em quadra e realizaram vários erros de posicionamento no primeiro quarto. A principal dificuldade estava com a armadora Adrianinha, responsável pela distribuição das jogadas ofensivas.

Cuba, por outro lado, exerceu forte marcação no perímetro do garrafão e anulou os arremessos de fora das brasileiras. A saída, por isso, foi chutar a bola para a pivô Kelly. Ao final da primeira disputa, o Brasil conseguiu abrir uma vantagem pequena de três pontos: 19 a 16.

No segundo quarto, Lula fez uma mudança importante em quadra. Karen deu lugar a Micaela e as jogadas ofensivas da equipe ganharam uma nova opção. Além disso, a ala/armadora também realizou uma grande partida no setor defensivo, inclusive conquistando três tocos seguidos. Com isso, o time nacional aproveitava os contra-ataques e marcava pontos com bandejas tranqüilas. A vantagem cresceu e o Brasil encerrou o primeiro tempo com 41 a 29.

A seleção nacional melhorou ainda mais no terceiro quarto e passou a dominar a partida. Janeth, principal símbolo do basquete feminino em atividade, utilizou bem os espaços deixados pelas cubanas e, com infiltrações e arremessos de três pontos, manteve o Brasil na frente, com placar de 66 a 44.

Ciente do baixo desempenho de Cuba na partida, o técnico Lula aproveitou para utilizar as reversas e poupar as suas principais atletas para a decisão dos Jogos Pan-americanos. Novamente, Micaela aproveitou a oportunidade para demonstrar seu basquete agressivo e eficiente. Apesar da queda de nível, a seleção brasileira sacramentou um lugar na briga pelo ouro, placar final de 79 a 60.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS