Pan-americano | UOL | 04/05/2007 17h56

Brasil disputa Pan com chefes de delegação inexperientes

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - A delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro tem uma marca: a inexperiência. Não que os atletas que irão lutar por medalhas no Rio 2007 não tenham a bagagem necessária para isso, mas os chefes de delegação, esses sim estão embarcando na função pela primeira vez.

"Reunimos todos os chefes de delegação hoje e a maioria deles está fazendo a função pela primeira vez. O Co-Rio (Comitê Organizador dos Jogos) acabou pegando muita gente que fez essa função em Jogos anteriores e a maioria do pessoal aqui é novo", admitiu nesta sexta-feira o chefe da missão brasileira, Marcus Vinicius Freire.

Para tentar amenizar essa inexperiência, nesta sexta-feira o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) reuniu os chefes das 44 modalidades brasileiras que vão ao Pan. O objetivo era explicar o funcionamento de cada um dos esportes nos Jogos e iniciar a ambientação na Vila e nas sedes do Pan.

A delegação brasileira será a maior da história do esporte nacional, com 940 membros e cerca de 700 atletas. Após reunião pela manhã, à tarde os chefes de missão visitaram a Vila Pan-Americana e as sedes de cada modalidade.

"Como muitos são novos, o que tentamos passar aqui é qual a função de um chefe de delegação nos Jogos, o que cada um pode e deve fazer com seus atletas durante o Pan. E, pelo menos dessa vez, posso mostrar in loco como serão as coisas. Em Atenas, eu tinha apenas o esquema da vila e dizia \'Olha, o refeitório é aqui, a rota para chegar ao hospital é aqui\'. Hoje, podemos fazer esse percurso juntos", comemorou Freire.

Outro fato que chamou a atenção do dirigente foi o grande número de mulheres no grupo. Dos 44 chefes de delegação, oito eram mulheres. "Continua sendo pouco, mas nos Jogos anteriores, eram só três ou quatro, da ginástica e dos saltos ornamentais", analisa.

Pré-inscrição - Nos últimos dias, o nome de todos os atletas brasileiros que vão disputar o Pan-Americano foram pré-inscritos pela organização. O procedimento é padrão nos Jogos, para evitar caos no credenciamento quando os atletas começarem a se chegar para as competições.

Apesar de anunciar uma delegação de 700 atletas brasileiros, nos últimos dois dias foram inscritos 1400 nomes de uma pré-lista que envolve todos os atletas que podem defender o país no Pan. "É a maior delegação da nossa história e esse procedimento (de inscrever o dobro do número de atletas que irão aos Jogos) é normal", avisa Freire.

Entre domingo e quarta-feira, em Assunção, no Paraguai, será feita a pré-inscrição dos atletas da América do Sul. Entre Sexta-feira e domingo, no México, é vez dos atletas das Américas do Norte e Central e do Caribe. A única exceção é a delegação dos Estados Unidos, que vem ao Brasil para fazer isso.

"Estamos entrando na reta final do Pan e esse processo de pré-inscrição é um passo importante. Os Estados Unidos são o único país que irá fazer esse processo aqui no Brasil. Foi um pedido especial, até porque eles formam a maior delegação do Pan", explica o secretário-geral do Comitê Organizador do Pan, Carlos Roberto Osório.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS