Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 12/08/2008 15h02

Seleção disputa "amistoso" contra China para confirmar ponta

Compartilhe:

Qinhuangdao (China) - Eficiente nas duas primeiras rodadas do grupo C, a seleção brasileira já está classificada para as quartas-de-final do torneio de futebol masculino das Olimpíadas-2008. Por isso, a partida desta quarta-feira diante da China, a anfitriã da competição, a partir de 8h45 (de Brasília), no Estádio Olímpico de Qinhuangdao, pode ser vista como um mero "amistoso de luxo".

O Brasil tem uma chance imensa de ficar com o primeiro lugar da chave. Para largar a ponta, os pentacampeões devem perder para um rival sem qualquer tradição no futebol e ainda ver uma goleada da Bélgica diante da Nova Zelândia.

Desacreditada no início da preparação, a confiança da equipe do técnico Dunga cresceu muito após a goleada de 5 a 0 da última apresentação. A partir de agora, até os adversários devem olhar os brasileiros de forma diferente rumo à conquista da medalha de ouro.

"A gente já sabia que o entrosamento viria no decorrer na competição. A tendência é só melhorar. Estamos provando cada vez mais o nosso entrosamento e tenho certeza de que a equipe estará redondinha nas próximas partidas", destaca o lateral-direito Rafinha.

Com o objetivo de recuperar a melhor forma física, o meia Ronaldinho promete manter a concentração para enfrentar a China. Na última apresentação, o camisa dez brilhou com dribles e dois gols. De forma merecida, ganhou elogios de várias partes do mundo. "Não pensamos em jogar um amistoso, todos os jogos merecem respeito, vamos jogar com a mesma seriedade de sempre", avisa o craque do Milan, da Itália.

A recuperação de Ronaldinho é motivo de festa junto a elenco e comissão técnica da seleção brasileira. Todos sabem do peso do capitão da equipe na disputa da medalha de ouro. "Além de ser muito importante para futebol mundial, o Ronaldo é importante para o Brasil. Ficamos felizes pelo profissionalismo e a dedicação dele. Seu brilho é natural", elogia o meia Diego.

Para o compromisso diante da China, o Brasil leva quatro atletas pendurados. O goleiro Renan, o zagueiro Alex Silva, os meio-campistas Anderson e Hernanes foram advertidos no primeiro compromisso contra a Bélgica. Se levarem outro cartão amarelo, ficam de fora das quartas-de-final. Dunga prometeu analisar a situação dos jogadores.

"Se entrarmos em campo e tivermos que levar amarelo, vamos levar. Não vou me rejeitar por causa disso. Claro que dá para ser inteligente dentro do jogo. Mas todos aqui são grandes jogadores e podem substituir os titulares", diz Anderson, autor de um gol diante da Nova Zelândia. \"Mas acho uma boa a possibilidade de poupar os pendurados\", encerra.

Desespero: A missão da China na última rodada da fase de classificação do torneio olímpico de futebol é praticamente impossível. Os anfitriões terão que vencer o Brasil e a ainda torcer por um tropeço da Bélgica contra a Nova Zelândia. Mesmo assim, a equipe asiática promete brigar até o fim.

"Sentimos a diferença de jogar contra um adversário do topo", compara o meio-campista Zhou Haibin, em relação ao revés diante dos belgas. "Mas estamos cientes dos nossos pontos fracos e vamos trabalhar para melhorar", emenda o camisa seis da China.

Para definir a escalação dos donos da casa, o técnico Ratomir Dujkovic terá dois desfalques importantes. O defensor Wangsong Tan e o meio-campista Zhi Zheng foram expulsos diante da Bélgica e cumprem suspensão automática.

FICHA TÉCNICA

BRASIL x CHINA

Local: Estádio Olímpico, em Qinhuangdao (China)
Data: 13 de agosto de 2008, quarta-feira
Horário: 8h45 (horário de Brasília)
Árbitro: não divulgado

BRASIL:  Diego Alves (Renan); Rafinha, Thiago Silva (Alex Silva), Breno e Marcelo; Ramires (Hernanes), Lucas, Thiago Neves (Anderson) e Diego; Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato
Técnico: Dunga

CHINA: Shengjiong Qiu, Houliang Wan, Xiaoting Feng, Weiwei Yuan, Weifeng Li, Haibin Zhou, Junmin Hao, Lin Gao, Peng Cui, Ning Jiang e Xuri Zhao.
Técnico: Ratomir Dujkovic.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS