Olimpíadas | GE.net | 21/08/2008 13h14

Robert Scheidt e Bruno Prada conquistam prata na Classe Star

Compartilhe:

Qingdao (China) - Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada chegaram na terceira colocação na regata da medalha, nesta quinta-feira, e conquistaram a prata da classe Star nos Jogos de Pequim. O ouro ficou com os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson, enquanto os suecos Fredril Loof e Anders Ekstrom, que chegaram à disputa final como favoritos ao ouro, tiveram se contentar apenas com o bronze.

Após 11 etapas, os brasileiros somaram 53 pontos perdidos, o mesmo número dos nórdicos - os representantes nacionais ficaram à frente porque o primeiro critério de desempate é a melhor colocação na regata da medalha, onde os suecos ficaram com a décima e última colocação. Por sua vez, os britânicos tiveram perderam apenas 45 pontos em toda a disputa.

A conquista de Scheidt, porém, teve seu momento tenso: isso porque, ao final da prova, a organização dos Jogos de Pequim colocava os brasileiros como ganhadores do bronze, pois considerava que os suecos haviam chegado na penúltima colocação - no final da prova, Loof e Ekstrom ameaçaram uma recuperação e chegaram praticamente emparelhados com o barco da Itália e da França.

Após uma nova revisão, a organização voltou atrás e finalmente confirmou a conquista da prata pelos brasileiros, que também não tinham certeza da medalha que haviam ganhado. "Não sei se é prata ou bronze, mas o que vier está bom", chegou a falar Bruno Prada à TV Globo. "Qualquer um está bom", completou Scheidt, que aumentou o sorriso quando a prata foi confirmada: "Para quem já estava feliz com o bronze..."

O fato é que com esta conquista, Robert Scheidt, porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim, garante seu quarto pódio olímpico. Depois de dois ouros (Atlanta-1996 e Atenas-2004) e uma prata (Sydney-2000) na classe Laser, esta é a primeira medalha do velejador na Star.

Além disto, com o resultado desta quinta-feira, a vela volta a ser o esporte brasileiro com mais conquistas olímpicas. São 16 medalhas (seis de ouro, três de prata e sete de bronze), uma a mais que o judô.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS