Olimpíadas | EFE | 30/12/2007 00h55

Presidente do COI pede por mais testes antidoping ''surpresa''

Compartilhe:

Berlim (Alemanha) - O belga Jacques Rogge, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), pediu um aumento no número de exames antidoping surpresa com vistas aos Jogos de Pequim, em agosto do ano que vem.

"Um teste antes dos Jogos soa bem, mas não é tão eficiente. É preciso fazer testes para detectar o consumo de Ertropoietina (EPO), transfusões ou anabolizantes em janeiro, quando os atletas se preparam para reforçar sua musculatura", afirmou Rogge em declarações à edição de hoje do jornal alemão "Süddeutsche Zeitung".

O presidente do Comitê Olímpico Internacional admite que o processo segue com algumas falhas, apesar do aumento do número de testes. Rogge acredita que isto só pode ser resolvido através dos exames-surpresa e de pesquisas para detectar novas fórmulas de dopagem.

"Em Sidney, fizemos 2.500 exames, em Pequim, faremos 4.500, e em Londres, 6.000", afirmou Rogge.

O dirigente acredita que o departamento antidoping conseguirá criar um tipo de teste que detecte o uso de hormônios do crescimento até os Jogos do Pequim, mas não promete nada.

"Houve um período obscuro no esporte chinês, nos anos 90. Acreditamos que eles aprenderam a lição. Eles sabem que, se seus atletas forem pegos dopados, jogarão a oportunidade por água abaixo", disse Rogge.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS