Olimpíadas | Globo.com | 05/02/2008 21h12

Pequim pode adotar bloco de largada que dá mais velocidade

Compartilhe:

São Paulo (SP) - Em reportagem publicada no site do jornal 'The Australian', oficiais australianos temem que seus nadadores estejam em desvantagem se o novo bloco de largada - que dá mais velocidade ao nadador - for adotado para os Jogos Olímpicos de Pequim. O bloco apresenta uma parte angular no reverso da plataforma, para dar mais velocidade na hora da largada, semelhante ao que se vê no atletismo.

Um modelo do bloco foi colocado na nona raia do Cubo Aquático, em Pequim, no evento teste para as Olimpíadas para persuadir os nadadores a adotá-lo para os Jogos.

O treinador Australiano, Alan Thompson, que também pertence ao comitê da Federação Internacional de Natação (FINA), acredita que a oferta da fabricante de dar a cada país participante dois blocos pode criar desvantagens para nações de grande extensão, como Austrália e Estados Unidos, onde os nadadores olímpicos estão espalhados pelo país. Thompson disse ainda que o Instituto de Esportes da Austrália e o Parque Aquático Olímpico de Sydney tentaram, sem sucesso, encomendar os jogos de blocos.

Para Thompson, o esporte estaria se movendo muito rápido ao introduzir os blocos somente quatro meses antes da competição mais importante do calendário.

- Todos acham que os blocos são uma boa idéia, mas nós não teremos tempo de treinar neles antes das Olimpíadas. Se não estivermos prontos para fazê-lo de maneira apropriada antes das Olimpíadas, não vamos o apressar. Penso que os blocos têm de ser mais largamente disponíveis primeiro. Temos de praticar e competir com eles. Enquanto eles não são prontamente disponíveis, ele põe algumas pessoas em uma desvantagem - afirma.


O porta-voz do fabricante, Peter Huerzeler, disse que a companhia testou o bloco com um grupo de nadadores juniores alemães e descobriram que eles melhoraram seus tempos em até um décimo de segundo.
É apenas uma vantagem para os nadadores, nada mais - declarou Huerzeler

Outra inovação - Enquanto o bloco de largada não é aprovado, o fabricante introduziu uma outra inovação no Cubo Aquático: um novo sistema de replay para checar a legalidade das largadas, chegadas e mudanças de revezamento.

O velho sistema usava videotape que podia ser rebobinado e revisto só depois da corrida, o que levava a atrasos. O sistema digital pode ser verificado enquanto a corrida está em andamento, permitindo, então, que os resultados possam ser confirmados imediatamente.


 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS