Olimpíadas | UOL | 24/01/2008 12h44

Para especialistas, Rio é o segundo na briga por sede de 2016

Compartilhe:

Atlanta (EUA) - A cidade do Rio de Janeiro aparece na segunda colocação na briga para receber as Olimpíadas de 2016, informou nesta quinta-feira o site ATR (Around The Rings), que analisa há cerca de 15 anos os fatos que envolvem o movimento olímpico.

Uma série de especialistas do ATR visitou as candidatas e estudou os dossiês enviados ao COI (Comitê Olímpico Internacional). Com base nesses dados, eles elaboraram uma lista de 11 fatores para definir o ranking de favoritas a organizar o evento.

Chicago, nos Estados Unidos, lidera com 79 dos 110 pontos possíveis. Rio de Janeiro e Madri, na Espanha, aparecem empatados na segunda colocação, com 77. A seguir aparece Tóquio, no Japão, com 74. Doha, no Qatar, soma 69, enquanto Praga, na República Tcheca, e Baku, no Azerbaijão (única não inspecionada) dividem a última colocação, com 55.

O Rio teve notas entre 6 e 9 nos quesitos analisados. Como ponto forte, a ATR destacou a realização dos Jogos Pan-Americanos do ano passado. Entre os itens criticados estão transporte e segurança.

Veja o ranking das favoritas:

1. Chicago (EUA) 79
2. Rio de Janeiro (BRA)
    Madri (ESP) 77
3. Tóquio (JAP) 74
4. Doha (QAT) 69
5. Praga (TCH)
    Baku (AZE) 55

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS